Poesia & Antipoesia
Resumo
O objetivo deste ensaio é analisar o quanto, e de que forma, as reflexões teóricas de Friedrich Schiller, e posteriormente as de Arthur Rimbaud, contribuíram para o princípio revolucionário e para a dimensão ética da poesia nas manifestações de vanguarda do séc. XX, quando poetas como Manuel Bandeira, Nicanor Parra e Pablo Neruda, entre outros, apostaram numa tentativa permanente de impedir a cristalização dos objetos da poesia e do próprio fazer poético. Um exercício dialético que mantém sempre em tensão a poesia e sua destruição, a poesia e a antipoesia.Downloads
Publicado
2019-03-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).