Seca, fome e morte: uma experiência de leitura literária de O Quinze, Rachel de Queiroz em sala de aula

Autores

  • Maria Conceição Macedo de Freitas UEPB

Resumo

O presente trabalho pretende refletir sobre a formação do leitor literário, por meio da leitura clássica, do debate e das abordagens temática e histórica. Para isso, foi aplicada uma proposta didática que oportunizou a leitura literária do romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, em sala de aula de ensino médio de escola pública da cidade de Emas-Paraíba. As bases teóricas (COLOMER, 2007; COSSON, 2014; BORDINI, AGUIAR, 1988; JAUSS, 1994; QUEIROZ, 2018) que fomentam esta pesquisa validam a idoneidade científica deste projeto literário, enquanto que a pesquisa aplicada corrobora e ratifica a tese levantada na pesquisa bibliográfica: é possível a formação do leitor por meio da leitura canônica, quando a mediação professoral centraliza as experiências de leitura dos estudantes, por meio de atividades de pós-leitura como o debate. É importante lembrar, ainda, a importância das contextualizações temática e histórica como fatores facilitadores para o envolvimento dos estudantes na leitura integral da obra.

Biografia do Autor

Maria Conceição Macedo de Freitas, UEPB

Mestra em Formação de professores pela UEPB

Referências

BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira de. (Orgs.) A formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

CATTAPAN, Julio Cesar Rodrigues. O Quinze: contrastes e tensões, Revista Diadorim, Rio de Janeiro, v.7, 2010, p. 99-114

CAVALCANTE, Talita Lopes. A grande seca do Nordeste. Atualizado em 05 de novembro de 2015. Disponível em: http://www.museudeimagens.com.br/grande-seca-do-nordeste/. Acesso em 15/04/2020.

COENGA, Rosemar. Leitura e letramento literário: diálogos. Cuiabá: Carlini e Caniato, 2010.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. 5ª reimp. São Paulo: Contexto, 2014.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo, Global, 2007.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola. Propostas didático-metodológicas. In: ___________; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (orgs) Leitura de literatura na escola. São Paulo, Parábola, 2013

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

LAFETÁ, João Luiz. 1930: a crítica e o Modernismo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.

LOBATO, Andrea Teresa Martins; PEREIRA, Eduardo Oliveira. A seca e a narrativa em O Quinze de Rachel de Queiroz. Revista Garrafa, Rio de Janeiro, v.9, n.17, 2011.

QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. 1.ed. Rio de Janeiro: Cameron, 2018.

RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. 1.ed. São Paulo: Bituta, 2009.

SILVA, Antonio de Pádua Dias da. O ensino da literatura hoje: da crise do conceito à noção de escritas. Campina Grande: EDUEPB, 2016.

SOUZA, Tássia Rochelli Gameleira de; COSTA, Maria Edileuza da. Os castigos da seca em “O Quinze” de Rachel de Queiroz. Abralic, Campina Grande, 2013.

VALERO, Juliete do Nascimento. Literatura e sociedade: ficção, opressão e realidade na obra O Quinze de Rachel de Queiroz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/508/o/Juliete_do_Nascimento_Valero.pdf. Acesso em: 15/04/2020

Downloads

Publicado

2020-10-13