Seca, fome e morte: uma experiência de leitura literária de O Quinze, Rachel de Queiroz em sala de aula
Resumo
O presente trabalho pretende refletir sobre a formação do leitor literário, por meio da leitura clássica, do debate e das abordagens temática e histórica. Para isso, foi aplicada uma proposta didática que oportunizou a leitura literária do romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, em sala de aula de ensino médio de escola pública da cidade de Emas-Paraíba. As bases teóricas (COLOMER, 2007; COSSON, 2014; BORDINI, AGUIAR, 1988; JAUSS, 1994; QUEIROZ, 2018) que fomentam esta pesquisa validam a idoneidade científica deste projeto literário, enquanto que a pesquisa aplicada corrobora e ratifica a tese levantada na pesquisa bibliográfica: é possível a formação do leitor por meio da leitura canônica, quando a mediação professoral centraliza as experiências de leitura dos estudantes, por meio de atividades de pós-leitura como o debate. É importante lembrar, ainda, a importância das contextualizações temática e histórica como fatores facilitadores para o envolvimento dos estudantes na leitura integral da obra.
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