As estratégias discursivas de Foucault como explicação para a sistematização da incompatibilidade na leitura da autoficção

Autores

  • Edson Ribeiro da Silva UNIANDRADE

Resumo

Michel Foucault tratou das “escritas de si” em um estudo diacrônico. O eu pode se manifestar através de inúmeras modalidades de escrita ou gêneros textuais, como a autobiografia e o diário. Beatriz Sarlo, ao criar a expressão “guinada subjetiva”, referia-se a uma tendência atual de olhar para si através do passado, que faz da memória uma ancoragem na realidade. Atualmente, os teóricos da autobiografia, continuadores de Philippe Lejeune, também atentam para a autoficção como uma modalidade literária exemplar desse olhar interior ou dessa guinada subjetiva. Em A arqueologia do saber, Foucault trata do que chama de “estratégias discursivas” e, entre elas, dos “pontos de incompatibilidade” e dos “pontos de convergência”, elementos que explicam a razão de dois tipos de enunciação, ou dois conceitos, conviverem em uma formação discursiva. Aquilo que chama de “ou bem isso... ou bem aquilo” pode ser enxergado como um modo discursivo de se explicar a natureza dupla e ambígua da autoficção: ser autobiografia e ficção ao mesmo tempo, em uma configuração que corresponde a uma modalidade literária marcada por uma alternância que a personaliza. A guinada subjetiva, manifestada na autoficção, pode encontrar nas estratégias discursivas de Foucault um modo de explicitação: chega-se aos tais “pontos de ligação de uma sistematização”, onde elementos incompatíveis ficam sendo equivalentes. Objetiva-se, portanto, aqui, um modo de aplicar tais conceitos ao que se tem definido como pacto de leitura ambíguo da autoficção. A transformação da incompatibilidade em convergência permanece como estratégia discursiva, que remete ora à memória, ora à invenção.

Biografia do Autor

Edson Ribeiro da Silva, UNIANDRADE

Professor do mestrado em Teoria literária da UNIANDRADE

Referências

ALBERCA, Manuel. El pacto ambiguo: de la novela autobiográfica a la autoficción. Madrid: Biblioteca Nueva, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: a estilística. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. 2 ed., Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

COETZEE, J. M. Verão: cenas da vida na província. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

DOUBROVSKY, Serge. O último eu. In: NORONHA, Jovita Maria Gerheim (org.).

Ensaios sobre a autoficção. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luís Felipe Baeta Neves. 8 ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

______. A hermenêutica do sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3 ed., São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 1. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996.

KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. 3 ed., Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.

LAUB, Michel. Diário da queda. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Organização de Jovita Maria Gerheim Noronha. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. 2 ed., Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

SEARLE, John R. Intencionalidade. Tradução de Júlio Fischer e Tomás Rosa Bueno. 2ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 2002a.

______. O estatuto lógico do discurso ficcional. In: SEARLE, John R. Expressão e significado: estudos da teoria dos atos de fala. Tradução de Ana Cecília G. A. de Camargo e Ana Luíza Marcondes Garcia. 2ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 2002b.

VIEIRA, Willian. Pacto com o diabo: Ricardo Lísias e a autoficção contemporânea. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 51, p. 182-205, maio/ago (2017). Disponível em https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5977890.pdf Acessado em 07/ out./ 2019.

Downloads

Publicado

2020-10-13