O OUTRO DO OUTRO: A CONDIÇÃO DA MULHER NEGRA NO CONTO “JUMPING MONKEY HILL”, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE
Resumo
Neste trabalho, temos como objetivo analisar o conto “Jumping Monkey Hill”, de Chimamanda Ngozi Adichie (2017), a partir das relações de identidade e alteridade, a fim de refletir sobre os estereótipos construídos em torno da figura da mulher negra e as representações do continente africano. Nesta obra, a escritora trata das representações do continente africano, bem como das personagens negras, em especial a mulher. O referencial teórico dialoga com o viés dos Estudos Culturais, mais especificamente com o pós-colonialismo e o feminismo, a partir de autores como Bhabha (1998), Kristeva (1994); Landowski (2002), Kilomba (2019) e Ribeiro (2019). Constatamos que no conto, a percepção sobre o continente africano e seus habitantes ainda parte de uma visão estereotipada, que relega a mulher negra ao status de outro do outro. Com efeito, consideramos que obras como a de Chimamanda Ngozi Adichie tornam-se relevantes para ajudar a lançar novas luzes sobre o lugar de fala da mulher negra no contexto contemporâneo, auxiliando a pensar as relações de identidade e alteridade.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. No seu pescoço. Tradução de Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
________. O Perigo de Uma História Única. Tradução de Julia Romeu. São Paulo: Companhia da Letras. 2019.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 1998.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A editora, 1998.
________. Da diáspora. Tradução de Adelaide La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogá, 2019.
KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2002.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de Fala. São Paulo: Pólem, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o Político na Pós-modernidade. São Paulo: Cortez Editora, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).