A ferida reaberta? A representação das relações de gênero em So long a letter de Mariama Bâ
Resumo
Este artigo é fruto de um trabalho desenvolvido para uma disciplina da pós-graduação em Estudos Literários, e tem como objetivo a análise da representação das relações de gênero no romance So Long A Letter, da senegalesa Mariama Bâ. Escrito em forma de uma longa carta em primeira pessoa a Aissatou, a amiga de infância da narradora, o romance aborda diversos temas como a constituição do Senegal após a independência do país e a relação entre o tradicionalismo latente na cultura muçulmana poligâmica e a introdução de práticas ocidentais ou “progressistas”. Porém, a abordagem das relações de gênero é provavelmente a temática de maior destaque. O romance gira em torno do forte vínculo entre Ramatoulaye, a narradora, e sua amiga Aissatou, em quem ela confia para repartir suas angústias e apreensões -- muitas delas causadas por relações conturbadas com homens (como seu falecido marido, Modou) e mulheres (como a segunda esposa de seu marido, Binetou). A fim de verificar como a narradora retrata relações de gênero em sua carta, as relações entre homens e mulheres e as relações de mulheres entre si em So Long A Letter serão analisadas a partir de sua disposição no romance e segundo um viés teórico calcado na teoria feminista como apresentada por Beauvoir (1980) e Frye (1986), entre outras.
Palavras-chave: So Long A Letter, Mariama Bâ, relações de gênero, poligamia, feminismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).