Os sentidos da viagem em Luiz Ruffato
Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal analisar as figurações do deslocamento em Estive em Lisboa e lembrei de você do escritor contemporâneo Luiz Ruffato. Nesse romance, o autor tematiza uma das formas de migração que é muito comum nas histórias dos países pobres – a imigração ilegal em busca de uma vida melhor. Sérgio de Souza Sampaio, personagem do romance, já que sua cidade natal não lhe oferece possibilidade alguma, sai de Cataguases rumo a Lisboa em busca de uma vida melhor. Na terra estrangeira, o narrador personagem vai encontrar outras formas de não pertencimento, resultando numa condição política de clandestinidade e ilegalidade. Desse modo, Ruffato atualiza um importante tema da literatura, deixando entrever as principais problemáticas do mundo contemporâneo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).