O conflito no diálogo de produções cinematográficas: um estudo sistêmico-funcional de narrativas complexas

Autores

Resumo

A Taxonomia dos Gêneros da LSF (ROSE, 2017, p. 3) não contempla o gênero narrativa complexa, que seria uma narrativa com estrutura diferente da encontrada na Taxonomia (cf. FIELD, 2001). Para além disso, a narrativa complexa apresenta diálogos entre personagens que contribuem para o desenvolvimento do enredo e de seus personagens através da troca de significados (CHION, 1989, p. 101). Tais interações não foram abordadas, em contexto ficcional, por pesquisas anteriores na área da LSF que descrevem a estrutura de diálogos (EGGINS; SLADE, 1997). Sem a descrição deste outro tipo de narrativa, com foco nos sistemas e categorias interpessoais, não é possível determinar a posição deste gênero ainda não investigado pela Linguística Sistêmico-Funcional. Consequentemente, não seria possível desenvolver o estudo de uma variedade de (hipotéticos) gêneros narrativos de estrutura em diálogo consumidos na atualidade (filmes, séries, videogames, etc.), visto que estes demandam uma análise focada nos sistemas e categorias interpessoais. Os resultados apontaram que a narrativa complexa se trata, de fato, de um novo gênero, dentro da família das narrativas. Esta possui estrutura mais complexa devida a seu padrão fractal - composta de outras narrativas simples em sua estrutura (ROSE, 2017). Desse modo, os sistemas e categorias interpessoais utilizados na análise de dados mostraram-se relevantes para pesquisas de descrição de gêneros narrativos, visto que o sistema do discurso NEGOCIAÇÃO, da metafunção interpessoal, foi detectado como sistema-chave da narrativa complexa.

Biografia do Autor

Lucas Alexandre Damasceno, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando do curso de pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da UFOP. Bacharel em Tradução pela UFOP.

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Publicado

2023-09-15