O conflito no diálogo de produções cinematográficas: um estudo sistêmico-funcional de narrativas complexas

Авторы

Аннотация

A Taxonomia dos Gêneros da LSF (ROSE, 2017, p. 3) não contempla o gênero narrativa complexa, que seria uma narrativa com estrutura diferente da encontrada na Taxonomia (cf. FIELD, 2001). Para além disso, a narrativa complexa apresenta diálogos entre personagens que contribuem para o desenvolvimento do enredo e de seus personagens através da troca de significados (CHION, 1989, p. 101). Tais interações não foram abordadas, em contexto ficcional, por pesquisas anteriores na área da LSF que descrevem a estrutura de diálogos (EGGINS; SLADE, 1997). Sem a descrição deste outro tipo de narrativa, com foco nos sistemas e categorias interpessoais, não é possível determinar a posição deste gênero ainda não investigado pela Linguística Sistêmico-Funcional. Consequentemente, não seria possível desenvolver o estudo de uma variedade de (hipotéticos) gêneros narrativos de estrutura em diálogo consumidos na atualidade (filmes, séries, videogames, etc.), visto que estes demandam uma análise focada nos sistemas e categorias interpessoais. Os resultados apontaram que a narrativa complexa se trata, de fato, de um novo gênero, dentro da família das narrativas. Esta possui estrutura mais complexa devida a seu padrão fractal - composta de outras narrativas simples em sua estrutura (ROSE, 2017). Desse modo, os sistemas e categorias interpessoais utilizados na análise de dados mostraram-se relevantes para pesquisas de descrição de gêneros narrativos, visto que o sistema do discurso NEGOCIAÇÃO, da metafunção interpessoal, foi detectado como sistema-chave da narrativa complexa.

Биография автора

Lucas Alexandre Damasceno, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando do curso de pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da UFOP. Bacharel em Tradução pela UFOP.

Библиографические ссылки

AZEVEDO, Laura Scaramussa. “Tale as old as time”: o conceito narrativo de jornada do herói em animação sob uma ótica contrastiva sistêmico-funcional. 2022. 65 f. Monografia (Graduação em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.

BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, Symbolic Control, and Identity. 2. ed. rev. [S. l.]: Rowman & Littlefield Publishers, 2000. 256 p. ISBN 978-0847695768.

CHION, Michael. O roteiro de cinema. 1. ed. [S. l.]: Martin Fontes, 1989. 288 p.

CODA. Direção: Sian Heder. Roteiro: Sian Heder. [S. l.: s. n.], 2021. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt10366460/?ref_=adv_li_tt. Acesso em: 16 abr. 2022.

DAMASCENO, Lucas Alexandre. A negociação da identidade em Invisible Man: uma perspectiva sistêmico-funcional. 2021. 94 f. Monografia (Graduação em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.

DANCYGER, Ken; RUSH, Jeff. Alternative Scriptwriting: Successfully Breaking the Rules. United States of America: Focal Press, 2007. 424 p. ISBN 0-240-80849-5.

EGGINS, Suzanne; SLADE, Diana. Analyzing Casual Conversation. 1. ed. UK: Equinox Publishing, 1997. 333 p.

EGGINS, Suzanne. An introduction to systemic functional linguistics. London: Pinter Publishers, 2004.

FIELD, Sid. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Tradução: A. Ramos. 14. ed. Rio de Janeiro: Editora objetiva LTDA, 2001. 222 p.

FIGUEREDO, Giacomo; SANTORUM, Karen; ANDRADE, Nathan; DAMASCENO, Lucas Alexandre. Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação na Pedagogia de Gênero. Revista de Estudos da Linguagem, Universidade Federal de Minas Gerais, 2022.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; JAMES, Zed, Lincoln. A quantitative study of polarity and primary tense in the English finite clause. In: J. M. SINCLAIR, M. HOEY & G. FOX [org.]. Techniques of description: spoken and written discourse (A festschrift for Malcolm Coulthard). London: Routledge, 1993. P. 32-66.

HYNES, James. Writing great fiction: storytelling tips and techniques. United States: The Great Courses, 2014.

LABOV, William; WALETZKY, Joshua. Narrative analysis: oral versions of personal experience. In: HELM, J. (ed.) Essays on the Verbal and Visual Arts. Seattle: University of Washington Press, 1967. p. 12–44.

MARTIN, James Robert English text: system and structure. Holland: John Benjamins Publishing, 1992.

MARTIN, James Robert; QUIROZ, B; FIGUEREDO, G (ed.). Interpersonal Grammar: systemic

functional linguistic theory and description. 1. ed. London: Cambridge University Press,

MARTIN, James Robert; MATTHIESSEN, Christian.; PAINTER, Claire. Working with Functional Grammar. 1. ed. London: Arnold, a member of the Hodcfer Headline Group, 1997.

MARTIN, James Robert; ROSE, David. Working with discourse: meaning beyond the clause. London; New York: Continuum, 2007.

MARTIN, James Robert; ROSE, David. Genre relations: mapping culture. Equinox Publishing Ltda, 2008.

MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita do roteiro. Tradução: C. Marés. Curitiba: Arte e Letra, 2013.

OLIVEIRA, Francieli. Decoding manuals: perfilação multilígue no par linguístico inglês/português brasileiro. Orientador: Giacomo Patrocinio Figueredo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, 2015.

OLIVEIRA, Francieli. O discurso de autocuidado em saúde: uma descrição de gêneros na covariação no espectro experto - leigo. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG/PosLin, 2022.

ROSE, David. & MARTIN, James Robert. Learning to write, reading to learn: Genre, Knowledge and Pedagogy in the Sidney School. Sheffield (UK) and Bristol (USA): Equinox Publishing Ltd. 2012.

ROSE, David. Beyond literacy: building an integrated pedagogic genre. Australian Systemic Functional Linguistics Association Conference, Brisbane, 2009.

ROSE, David. Reading to Learn: selecting and analyzing texts - vol 3. Austrália, 2017.

SANTORUM, Karen. O efeito tridimensional obtido com o Ciclo Reading to Learn: a apropriação de uma metalinguagem pedagógica – emoldurado pela linguística sistêmicofuncional. Tese de Doutorado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.

SAIORO, Rafaella. A construção do discurso científico: os gêneros do discurso científico no português brasileiro. Orientador: Giacomo Patrocinio Figueredo. 2021. 125 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.

VENTOLA, Eija. Revisiting service encounter genre: some reflections. Folia Linguística, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 19-43, 11 ago. 2005.

Опубликован

2023-09-15

Выпуск

Раздел

Artigos