Este é o meu corpo? Este é o meu corpo! Metáforas religiosas em Ulysses, de James Joyce
Resumo
O presente trabalho propõe uma leitura das metáforas religiosas do romance Ulysses, de James Joyce, com ênfase na metáfora da Eucaristia como identidade pessoal. É traçado um fio narrativo que liga duas cenas que, no romance, estão separadas. A primeira cena é a reação do protagonista Stephen Dedalus a um espelho que, em uma encenação de uma Missa, representa a Eucaristia. A segunda cena é a reação do protagonista Leopold Bloom à Eucaristia que, em uma Missa real, acaba por representar, para Leopold, um espelho. Para além de traçar o fio narrativo, são analisadas as diferentes significações que espelho, Eucaristia, milagre, comunhão, identidade pessoal e corpo têm para os dois personagens.Referências
BÍBLIA SAGRADA. São Paulo: Paulus, 2011.
DEANE, Seamus. Joyce the Irishman. In: ATRIDGE, Derek. The Cambridge Companion to James Joyce. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
ELLMANN, Richard. Ao longo do riocorrente. São Paulo: Companhia das Letras,
FERGUSON, George. Signs & Symbols in Chrstian Art. New York: Oxford University Press, 1959.
GALINDO, Caetano W. Sim, eu digo sim: uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
GIFFORD, Don; SEIDMAN, Robert J. Ulysses Annotated. Los Angeles: University of California Press, 2008.
JOYCE, James. De Santos e Sábios. São Paulo: Iluminuras, 2012.
JOYCE, James. Ulysses. Great Britain: Wordsworth Classics, 2010.
JOYCE, James. Ulysses. Tradução de Caetano Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016a.
JOYCE, James. Um Retrato do artista quando jovem. Tradução de Caetano Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016b.
KENNER, Hugh. Ulysses: Revised Edition. London: The John Hopkins Press, 1987.
MANDIL, Ram. Os efeitos da letra: Lacan, leitor de Joyce. Belo Horizonte: Contra Capa Livraria e Faculdade de Letras UFMG, 2003.
MORETTI, Franco. Modern Epic: The World System from Goethe to Garcia Márquez. New York: Verso, 1996.
NABOKOV, Vladimir. Lições de literatura. São Paulo: Três Estrelas, 2015.
ZÉRAFFA, Michel. Pessoa e Personagem. São Paulo: Perspectiva, 2010.
WILDE, Oscar. A decadência da mentira. In: WILDE, Oscar. Intenções. Tradução de João do Rio. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, n/d.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).