Folhas, flores e passas poeirentas: o corpo e o testemunho na prosa de Herta Müller

Autores

Resumo

Herta Müller é uma escritora hábil no sentido de trabalhar com textos de diversas naturezas, seja prosa, seja verso. Neste trabalho, buscamos, através de um recorte dado, investigar como sua escrita em prosa insere-se e contribui para o debate em torno da literatura de testemunho. Contudo, também busca-se salientar as especificidades dessa literatura tão singular da autora romeno-alemã. Na medida e que serão discutidas as características marcantes de sua estética, mostrar-se-á como certos pontos de fuga da composição, que trazem reflexões acerca do corpo e da linguagem, em muito contribuem para enriquecer a discussão em voga sobre a literatura de testemunhos e seus modos de denúncia.

Biografia do Autor

Karina Vilela Vilara, UFRJ/ Discente de Mestrado pelo PPGCL

Literatura Russa; Poesia Russa; Eslavas; Dostoievski; Maiakovski; Puchkin

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Forma-de-vida. In: Meios sem fim: notas sobre política. Trad. Davi Pessoa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

AGAMBEN, Giorgio. O que é um capo? In: Meios sem fim: notas sobre política. Trad. Davi Pessoa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

ARENDT, Hannah. Que é a liberdade. In: Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016.

ARTAUD, Antonin. Mensagens Revolucionárias. Trad. Mariana Patrício. São Paulo: n-1 edições, 2021.

LAVELLE, Patrícia. Mímeses e enigma: sobre Infância em Berlim por volta de 1900. In: Revista Poiésis, v.15, n.24, 2014, pp.77-92. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22912

LEVI, Primo. É isto um homem?. Trad. Luigi Del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

MÜLLER, Herta. Minha Pátria era um Caroço de Maçã. trad. Silvia Bittencourt. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2019.

MÜLLER, Herta. O Rei se inclina e mata. São Paulo: Globo, 2013.

MÜLLER, Herta. Tudo o que tenho levo comigo. Trad. Carola Saavedra. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

VILELA VILARA, Karina; BACHVAROVA, Elitza. Herta Müller artesã de palavras: pela reivindicação de seus versos-colagens em cena. In: Texto Poético, v.19, n.38, pp.113-132. Disponível em: https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/939

Downloads

Publicado

2024-01-08