A porno-autografia de Georges Bataille

Autores

Resumo

É notória a dimensão erótica presente, estética ou teoricamente, em toda a extensão da obra do escritor francês Georges Bataille. Que essa dimensão esteja relacionada com uma certa forma de pensar ou de escrever, o próprio autor o assinala em várias formulações espalhadas em sua obra, assinadas com o nome próprio ou com pseudônimos. Em Madame Edwarda (1941), por exemplo, ele afirma que “o erotismo está representado sem volteios”, levando-nos a uma abertura para a “consciência de uma dilaceração”. O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a dinâmica que Bataille desenvolve em algumas dessas formulações. Se, além de visarem a dilaceração do relato e de sua linguagem através da representação, essas formulações também tratam da nudez, da obscenidade e do esquecimento, é possível se referir à sua escrita como uma espécie de porno-autografia, em que o trabalho de escrita está atrelado a uma deformação obscena da memória.

Biografia do Autor

Sergio Novo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Teoria Literária (Ciência da Literatura), UFRJ

Referências

BARTHES, Roland. Le bruissement de la langue. Paris: Éditions du Seuil, 1984. BARTHES, Roland. Mitologias. Trad. de Rita Buongermino e Pedro de Souza. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BATAILLE, Georges. Madame Edwarda e o Morto. Trad. por Glória Correia Ramos. São Paulo: Escrita, 1981.

BATAILLE, Georges. Madame Edwarda (Prefácio). Trad. de Osvaldo Fontes Filho In: Outra Travessia, Revista de Pós-Graduação em Literatura, Ilha de Santa Catarina, n.5, p. 95-97, 2 sem. 2005.

BATAILLE, Georges. “Método de meditação”. In: BATAILLE, Georges. A experiência inteior: seguida de Método de meditação e Postcriptum 1953: Suma Ateológica, vol. 1. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p. 211- 250.

BATAILLE, Georges. O culpado: seguido de A aleluia: Suma Ateológica, vol. 2. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BATAILLE, Georges. Romans et récits. Paris: Éditions Gallimard, 2004.

D’AVILA, Teresa. Tutte le opere. Trad. para o italiano de Massimo Bettetini, Milão: Bompiani, 2018.

DERRIDA, Jacques. D’un ton apocalyptique adopté naguère en philosophie. Paris: Éditions Galilée, 1983.

DUROZOI, Gérard. L’érotisme, de Bataille (Profil d’une œuvre). Paris: Hatier, 1977.

LACAN, Jacques. Écrits. Paris: Éditions du Seuil, 1966.

MATHIEU-CASTELLANI, Gisèle. La scène judiciaire de l’autobiographie. Paris: PUF, 1996.

MORAES, Eliane Robert. “Um olho sem rosto” In: MORAES, Eliane Robert. Perversos, amantes e outros trágicos. São Paulo: Iluminuras, 2013.

MORAES, Eliane Robert; LAPEIZ, Sandra Marta. O que é pornografia. São Paulo: Abril Cultural; Brasiliense, 1985.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe: ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Trad. de Caio Meira, Fernando Scheibe e Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Trad. de Valerio Rohden, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2016.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-09-15