Exu: Retóricas e poéticas

Autores

  • Igor Fagundes UFRJ

Resumo

O que nos traz à fala, aqui, é Exu. Não apenas porque Exu é a nossa questão, mas porque só podemos questionar o que já nos assediou, já se nos impôs -- se interpôs -- para ser questionado e na medida em que tal assédio, tal interposição, tal intermediação é o próprio Exu: a palavra mítica da possibilidade humana de realização da vida como questão. Exu: o mito da palavra como realização das possibilidades de pergunta e resposta no acontecer dos caminhos e, logo, o mito/a palavra da errância, do atravessamento, do através do qual viemos a ser na e a encruzilhada (orita, em iorubá) -- o fazer histórico do homem, através do qual liberdade e destino se reconhecem.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007, p. 15.

BERKENBROCK, Volney, J. A experiência dos orixás. Petrópolis: Vozes, 2007: 231; 232.

COSTA, Alexandre. Heráclito: fragmentos contextualizados. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

FOGEL, Gilvan. “O desaprendizado do símbolo (a poética do ver imediato)”. Revista Tempo Brasileiro. n. 171. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.

SANTOS, J. Elbein. Os nagô e a morte. Petrópolis: Vozes, 1988, p. 131.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a morte. Petrópolis: Vozes, 1998.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Cia das Letras, 2001, p. 196; 197.

FRIEDRICH, Paul. The meaning of Aphrodite, apêndice 8, p. 205. Chicaco: University of Chicago Press, 1978. Citado por PALMER, Richard. E. In: The liminality of Hermes and the meaning of hermeneutics. Disponível em: http://www.mac.edu/~rpalmer/liminality.html Perseus Project http://www.perseus.tufts.edu.

Downloads

Publicado

2010-05-30

Edição

Seção

Artigos