Imbricações de Tempo e Memória em Virgílio de Lemos

Autores

  • Fábio Santana Pessanha

Resumo

O poema “O teu retrato”, do poeta moçambicano Virgílio de Lemos, traça com ares pitorescos a gestação, o que está prestes a nascer. Com isso, vemos na consubstanciação de vida e morte outra maneira de entendimento do corpo. Um olhar de travessia, de conjugação entre diferenças e identidade, dos dois que fazem um. A imagem-questão do útero como fonte de nascividade e recôndito de morte é memória: início e fim confabulam trejeitos de música nos versos que desenham o antes da parturiência.

Referências

CASTRO, Manuel Antônio de. “O mito de Midas e o ser feliz”. In: Travessia Poética. Disponível em <http://travessiapoetica.blogspot.com/2008/05/o-mito-de-midase-o-ser-feliz-manuel.html>.Acesso: 12 ago 2010.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução de Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.

______. Sobre o humanismo. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.

HERÁCLITO. Fragmentos: Origem do pensamento. Tradução, introdução e notas de Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980.

HESSE, Hermann. Demian. 3ª ed. Trad. Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

LEÃO, Emmanuel Carneiro. “Heidegger e a modernidade: a correlação de sujeito e objeto”. In: Aprendendo a Pensar. Vol. II. Petrópolis: Vozes, 1992.

LEMOS, Virgílio de. Para fazer um mar. Maputo: Instituto Camões, 2001.

LISPECTOR, Clarice. “Amor”. In: Laços de família. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.

PAZ, Octavio. “A consagração do instante”. In: O arco e a lira. Tradução de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

PESSOA, Fernando. “Mar Português”. In: ______. O Eu profundo e os outros Eus. 8ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

TORRANO, JAA. “O mundo como função de musas”. In: HESÍODO. Teogonia. 3ª ed. São Paulo: Iluminuras, 1995.

Downloads

Publicado

2010-12-15