Em busca do filme perdido: presença proustiana na Morte em Veneza de Luchino Visconti

Marcelo da Rocha Lima Diego

Resumo


Veneza sempre fascinou Marcel Proust, tanto na vida real quanto nas páginas de Em busca do tempo perdido.  Biograficamente, a visita do escritor à cidade teve de ser adiada seguidas vezes devido à fragilidade de sua saúde; no livro, o narradorprotagonista sofre problemas semelhantes e conhece a cidade já quase no fim do romance. Não obstante, Veneza revela-se presença constante ao longo dos sete volumes que compõem a Recherche e desempenha papel fundamental no processo de descoberta da memória involuntária -- o "efeito madeleine" que caracteriza as noções proustianas de tempo e de memória e que estrutura narrativamente a obra --, pois é justamente a lembrança fortuira de uma pedra em falso em que pisara na basílica de São Marcos que acorre ao narrador quando pisa em outra pedra em falso na biblioteca do príncipe de Guermantes, anos depois, em O tempo redescoberto.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASSÄI. Proust e a fotografia. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

COLOMBANI, Florence. Proust-Visconti: histoire d'une affinité éllective. Paris:Philippe Rey, 2006.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literature de segunda mão. Extratos traduzidos por Luciene Guimarães e Maria Antônia Ramos Coutinho. Belo Horizonte: FALE / UFMG, 2006.

HUTCHEON, Linda. A theory of adaptation. London; New York: 2006.

MANN, Thomas. Morte em Veneza. Tradução de Eloisa Ferreira Araújo Silva. Rio de Janeiro: O Globo; São Paulo: Folha de S. Paulo, 2003.

MICCICHÉ, Lino. Luchino Visconti: un profilo critico. Venezia: Marsilio, 2006.

PROUST, Marcel. No caminho de Swann. Tradução de Mário Quintana. Rio de Janeiro; Porto Alegre; São Paulo: Globo, 1960a.

______. À sombra das raparigas em flor. Tradução de Mário Quintana. Rio de Janeiro; Porto Alegre; São Paulo: Globo, 1960b.

STAM, Robert. A literatura através do cinema: realismo, magia e arte da adaptação. Tradução de Marie-Anne Kremer e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

VISCONTI, Luchino. Death in Venice. Burbank, California: Warner Bros. Entertainment Inc. distributed by Warner Home Video Inc., 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.