Entre vozes, países e línguas - Sobre Relato de um certo Oriente
Resumo
A trama se passa numa cidade marcada pelo hibridismo cultural e atravessada pelas idéias de fronteira e trânsito: Manaus, uma capital que se separa da floresta pelas águas fluviais e se situa num estado que faz divisa com três outros países. Cenário do romance de estréia de Milton Hatoum, Relato de um certo Oriente [2], ela também é a cidade natal do escritor. No livro, que conta histórias de conflitos, encontros e mistérios de personagens de uma família de ascendência libanesa, também estão presentes a diversidade de costumes, línguas, e a convivência entre indivíduos de diferentes nacionalidades. A narradora, cujo nome não sabemos, é uma mulher que havia sido criada meio como filha, meio como neta, pela matriarca Emilie. Ela começa seu relato quando volta à cidade para uma visita, após longa ausência. Até que ponto, entretanto, poderemos considerá-la a narradora do livro ?
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).