BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O FEMININO CELTA: ENTRE A MULHER SOL E A MÃE DE DEUS
Resumo
Notamos que há um diferencial importante entre as sociedades celtas e as outras de origem indo-européia: o conjunto de normas relativas ao casamento. As mulheres eram livres para escolherem seus maridos e as famílias não podiam casá-las contra sua vontade, sendo necessário, porém, haver acordo entre as famílias dos futuros cônjuges. Na literatura de origem celta, encontramos a personagem Rhiannon -- por exemplo - em duas narrativas do Mabinogion (conjunto de estórias galesas medievais composto de onze narrativas): em Pwyll, príncipe de Dyfed e em Manawydan, o filho de L y r. No primeiro conto, ela se recusa a casar com o pretendente escolhido pelo pai, e utiliza uma série de estratégias para que aceitem aquele que ela deseja, Pwyll. Na outra estória, anos depois, ela já está viúva com um filho adulto, e este tem que consultá-la antes de concretizar a união dela com seu amigo Manawydan.
Referências
- D'EUABONNE, Françoise. As mulheres antes do patriarcado .Trad.: Manuel ed Campos e
Alexandre de Freitas. Lisboa, Ed. Veja, 1977.
• MARKALE, Jean. La famme celte: mythe et sociologie . 8 e éd. Paris, Payot, 1989.
• O MABINOGION . Tradução e introdução de José Domingos Morais. Lisboa, Assírio & Alvim, 2000.
• THE MABINOGION .translated by Gwyn Jones and Thomas Jones. London, Everyman, 1993.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).