A vigência erótica da memória em poemas de Maria Teresa Horta

Autores

  • Osmar Soares UFRJ

Resumo

Da memória do eu-poético de Maria Teresa Horta, poetisa portuguesa da geração do grupo Poesia 61, emerge um poderoso “cavalo”, de crinas ardentes, de dementes crinas que, tais quais uma estranha lâmina temporal, vão desvelando tudo o que houve, há e haverá sobre todo corpo e sobre todo o humano. A “memóri”a é, um “cavalo” onisciente, que avança perigosamente para o futuro sem deixar pra trás o que se passa, pois que absurdamente guarda em seu dorso inchado tudo o que há, na experiência de quem a galopa, na experiência de quem é violentamente traspassado por seu tenebroso tropel. O inominável galope do animal nos direciona para a vigência erótica da lembrança, para a vigência erótica de nossa existência, como sempre requereu Eros, Natureza, e outros deuses que vêm-se propondo reinantes em nosso imaginário. Ao Cavalo da memória [1], a voz poética roga, implora, “Não erga meu cavalo/ as crinas da memória”, pois que, se sabe que o anúncio perigoso, mas verdadeiro de seu trote tem por empresa desvelar tudo o que há.

Referências

BERGSON, H. (1990) Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito . Tradução de Paulo Neves da Silva. São Paulo: Martins Fontes.

CUNHA, Helena Parente. (1992) Ecologia: um retorno que mobiliza o avanço : considerações sobre o relacionamento mulher-natureza. In: TEMPO BRASILEIRO. Ecologia e Literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro p.77-92 (Comunicação 7).

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. (1999) Novo Aurélio século XXI : o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

HALBWACHS, Maurice. (1994). Les cadres saciaux de la memoire . Ed. Albin Michel, Paris.

----. (1990) A memória coletiva . Tradução de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Edições Vértice.

HORTA, Maria Teresa. (1994). Antologia Poética. Lisboa: Circulo de Leitores.

---------. (1983) Mulheres de Abril. In: ----. Poesia Completa 2 . Lisboa: Litexa.

PARMÊNIDES DE ELÉIA. (1973) “Sobre a Natureza”. Tradução de José Cavalcante de Souza. In: ---. Fragmentos . São Paulo: Editora Nova Cultural. (Os pensadores).

SOARES, Angélica. Nas águas do erótico/ecológico (rompimento das margens na poesia feminina brasileira contemporânea). In: TEMPO BRASILEIRO. (1992) Ecologia e Literatura . Rio de Janeiro. (Comunicação, 7).

Downloads

Edição

Seção

Artigos