Grande sertão e universo urbano

Autores

  • Danielle Corpas UFRJ

Resumo

Um exemplo de manifestação desse esforço do crítico no ensaio em questão aqui: sua reflexão sobre a “errância” do jagunço e da narração parte das matrizes bíblicas que Walnice Nogueira Galvão demonstrou integrarem Os sertões , e desconsidera a minuciosa análise que a mesma autora faz dos fatores socioeconômicos implicados na condição “provisória” (palavra empregada pelo narrador do livro de Rosa) da plebe rural integrada pelos jagunços de Grande sertão: veredas . Por mais que a trajetória do personagem bíblico mencionado em Grande sertão: cidades (Judas Ahasvérus) tenha o tom doloroso de um martírio, a referência à mítica cristã (por sua universalidade, pelo caráter a-histórico de que se revestiu, pelo potencial de comoção que tem o heroísmo dos mártires) é muito mais palatável à cognição contemporânea do que os dados objetivos, mencionados em As formas do falso e radicados na formação do Brasil, que levam o homem pobre a errar pelo sertão -- a correlação entre a natureza da pecuária extensiva e a dispensabilidade da mão-de-obra que a serve. A derivação que essa lógica sofreu na cidade brasileira é um fato a ser levado em conta para se refletir a respeito da abrangência urbana que tem o universo representado em Grande sertão: veredas .

Referências

Bolle , Willi. A Metrópole, vista da periferia. In: Fisiognomia da metrópole moderna: representação da história em Walter Benjamin . São Paulo: Editora da USP, 1994. p. 399.

______. Grande sertão: cidades. Revista USP . São Paulo, nº 24, USP, dez./jan./fev. 1994/95, p. 93.

______. O pacto no Grande Sertão : esoterismo ou lei fundadora?. Revista USP . Dossiê 30 anos sem Guimarães Rosa. São Paulo, nº 36, USP, 1997-98. p. 44.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos . Belo Horizonte: Itatiaia, 1997. v. 1. p. 26.

______. agunços mineiros: de Cláudio a Guimarães Rosa. In: Vários escritos . 4. ed. reorg. pelo autor. São Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004. p. 114.

Galvão, Walnice Nogueira. As formas do falso: um estudo sobre a ambigüidade no Grande sertão: veredas. São Paulo: Perspectiva, 1972.

Downloads

Publicado

2017-02-05

Edição

Seção

Artigos