O anjo ancorado , de José Cardoso Pires: ideologia e subversão em tempos de ditadura

Autores

  • Francesco Jordani Rodrigues de Lima UFRJ

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo demonstrar como José Cardoso Pires se insere no relevante painel narrativa neo-realista portuguesa com o romance O anjo ancorado (1958). Trataremos a questão em função do estabelecimento de diálogos entre estudiosos da obra. A fim de favorecer a clareza da exposição, subdividimos o texto nos seguintes itens: Cardoso Pires e a ditadura salazarista , a técnica narrativa e a palavra em O anjo ancorado , o(s) narrador(es) cardoseano(s) , personagens ancorados -- Guida, João e “os outros” , curto espaço, curto tempo narrativos e considerações finais . Ao longo do estudo nos posicionaremos a respeito das análises dos autores, procurando apontar os elementos de convergência e divergência entre as interpretações e, por fim, descreveremos algumas reflexões suscitadas pelo debate.

Referências

FELINTO, Marilene. O anjo ancorado -- um romance de cara e coroa . In : Estudos portugueses e africanos, n° 2, São Paulo, UNICAMP, 1983.

FIGUEIREDO, Monica. A latência verbal em O anjo ancorado de José Cardoso Pires . Faculdade de Letras/UFRJ.

KOTHE, Flávio R. A alegoria . São Paulo: Ática, 1986.

LEPECKI, Maria Lúcia. Ideologia e imaginário -- ensaio sobre José Cardoso Pires . Lisboa: Moraes Editores, 1977.

LUKÁCS, Georg. Sociologia. São Paulo: Ática, 1981.

PEREIRA, Maria Luíza Scher. Espaço em questão: Portugal no romance de José Cardoso Pires . Disponível em:<http://www.letras.puc-rio.br/catedra/revista/semiar_html>

PETROV, Petar. O realismo e os “realismos” da obra de José Cardoso Pires . In: O realismo na ficção de José Cardoso Pires e Rubem Fonseca. Lisboa: Difel, 2000.

PIRES, José Cardoso. O anjo ancorado . Lisboa: Moraes Editores, 1977.

TORRES, Alexandre Pinheiro. Sociologia e significado do mundo romanesco de José Cardoso Pires . In: O anjo ancorado. Lisboa: Moraes Editores, 1977.

Downloads

Publicado

2017-02-05

Edição

Seção

Artigos