O anjo ancorado , de José Cardoso Pires: ideologia e subversão em tempos de ditadura
Abstract
O presente ensaio tem por objetivo demonstrar como José Cardoso Pires se insere no relevante painel narrativa neo-realista portuguesa com o romance O anjo ancorado (1958). Trataremos a questão em função do estabelecimento de diálogos entre estudiosos da obra. A fim de favorecer a clareza da exposição, subdividimos o texto nos seguintes itens: Cardoso Pires e a ditadura salazarista , a técnica narrativa e a palavra em O anjo ancorado , o(s) narrador(es) cardoseano(s) , personagens ancorados -- Guida, João e “os outros” , curto espaço, curto tempo narrativos e considerações finais . Ao longo do estudo nos posicionaremos a respeito das análises dos autores, procurando apontar os elementos de convergência e divergência entre as interpretações e, por fim, descreveremos algumas reflexões suscitadas pelo debate.
Literaturhinweise
FELINTO, Marilene. O anjo ancorado -- um romance de cara e coroa . In : Estudos portugueses e africanos, n° 2, São Paulo, UNICAMP, 1983.
FIGUEIREDO, Monica. A latência verbal em O anjo ancorado de José Cardoso Pires . Faculdade de Letras/UFRJ.
KOTHE, Flávio R. A alegoria . São Paulo: Ática, 1986.
LEPECKI, Maria Lúcia. Ideologia e imaginário -- ensaio sobre José Cardoso Pires . Lisboa: Moraes Editores, 1977.
LUKÁCS, Georg. Sociologia. São Paulo: Ática, 1981.
PEREIRA, Maria Luíza Scher. Espaço em questão: Portugal no romance de José Cardoso Pires . Disponível em:<http://www.letras.puc-rio.br/catedra/revista/semiar_html>
PETROV, Petar. O realismo e os “realismos” da obra de José Cardoso Pires . In: O realismo na ficção de José Cardoso Pires e Rubem Fonseca. Lisboa: Difel, 2000.
PIRES, José Cardoso. O anjo ancorado . Lisboa: Moraes Editores, 1977.
TORRES, Alexandre Pinheiro. Sociologia e significado do mundo romanesco de José Cardoso Pires . In: O anjo ancorado. Lisboa: Moraes Editores, 1977.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).