O PENSAMENTO POÉTICO EM ALBERTO CAEIRO
Resumo
O poeta sabe que o pensamento não está na “psique” ou na mente, separado do corpo, mas é desde sempre já corpo, coração, paixão e sentimento. O que chamamos de corpo, em todas as suas movimentações e “sinais”, é a visibilidade que se mostra daquilo que veladamente já somos e estamos sendo, isto é, o nosso ser. Felicidade e tristeza só se tornam visíveis no corpo -- sejam como júbilo, êxtase, tédio, angústia, medo, feridas etc. -- porque o pensamento nunca esteve nem jamais está separado do corpo. Por isso mesmo, o que a medicina chama de “somatização” não provém da fissura do pensamento racional que subitamente deixou as paixões “invadirem” o corpo, nem se restringe a manifestações de ordem nosológica. A “somatização” é processo constante, que nos manifesta por inteiro: ela é pensamento concreto e corporificante em que está em jogo o desvelar e o desvelo da totalidade do que somos, o sentido geral dos nossos percursos de realização.Referências
ARISTÓTELES. De anima . Livro Gama.
CASTRO, Manuel Antônio de. “Caeiro pensador”. Ensaio inédito, 2006.
ÉSQUILO. Agamenon . Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem . Petrópolis: Editora Vozes, 2003.
________________. Sobre a essência da verdade: a tese de Kant sobre o ser . São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1970.
________________. Heráclito: a origem do pensamento ocidental : lógica : a doutrina heraclítica do logos. Rio de Janeiro : Relume Dumará, 1998.
HERÁCLITO. Os pensadores originários (Tradução de Emmanuel Carneiro Leão e Sérgio Wrublewski). Petrópolis: Editora Vozes, 1991.
PESSOA, Fernando. Obra poética . Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
________________. Obras em prosa . Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
PLATÃO. A República . São Paulo: Nova Cultural, 1997.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a origem das línguas . Campinas: Editora UNICAMP, 2003.
SILESIUS, Angelus. A mediação do nada . (Tradução Hubert Lepargneur e Dora Ferreira da Silva). São Paulo: T. A. Queiroz, 1986.
VIANNA, Fernando Mendes. Marinheiro no Tempo . Brasília: Thesaurus, 1986.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).