O PENSAMENTO POÉTICO EM ALBERTO CAEIRO

Autores

  • Antônio Máximo Ferraz UFRJ

Resumo

O poeta sabe que o pensamento não está na “psique” ou na mente, separado do corpo, mas é desde sempre já corpo, coração, paixão e sentimento. O que chamamos de corpo, em todas as suas movimentações e “sinais”, é a visibilidade que se mostra daquilo que veladamente já somos e estamos sendo, isto é, o nosso ser. Felicidade e tristeza só se tornam visíveis no corpo -- sejam como júbilo, êxtase, tédio, angústia, medo, feridas etc. -- porque o pensamento nunca esteve nem jamais está separado do corpo. Por isso mesmo, o que a medicina chama de “somatização” não provém da fissura do pensamento racional que subitamente deixou as paixões “invadirem” o corpo, nem se restringe a manifestações de ordem nosológica. A “somatização” é processo constante, que nos manifesta por inteiro: ela é pensamento concreto e corporificante em que está em jogo o desvelar e o desvelo da totalidade do que somos, o sentido geral dos nossos percursos de realização.

Referências

ARISTÓTELES. De anima . Livro Gama.

CASTRO, Manuel Antônio de. “Caeiro pensador”. Ensaio inédito, 2006.

ÉSQUILO. Agamenon . Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.

HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem . Petrópolis: Editora Vozes, 2003.

________________. Sobre a essência da verdade: a tese de Kant sobre o ser . São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1970.

________________. Heráclito: a origem do pensamento ocidental : lógica : a doutrina heraclítica do logos. Rio de Janeiro : Relume Dumará, 1998.

HERÁCLITO. Os pensadores originários (Tradução de Emmanuel Carneiro Leão e Sérgio Wrublewski). Petrópolis: Editora Vozes, 1991.

PESSOA, Fernando. Obra poética . Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

________________. Obras em prosa . Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

PLATÃO. A República . São Paulo: Nova Cultural, 1997.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a origem das línguas . Campinas: Editora UNICAMP, 2003.

SILESIUS, Angelus. A mediação do nada . (Tradução Hubert Lepargneur e Dora Ferreira da Silva). São Paulo: T. A. Queiroz, 1986.

VIANNA, Fernando Mendes. Marinheiro no Tempo . Brasília: Thesaurus, 1986.

Downloads

Edição

Seção

Artigos