Música , língua viva do silêncio
Resumo
Não escassos são os caminhos a se percorrer para pensar a música - muito embora já sejam musicais, enquanto caminhos . Isso torna encontrar a música fácil e difícil , assim como tudo aquilo em que se planta o homem e seu pensar : Linguagem , Morte , Paixão , entre outros . Porém , essa ambigüidade de encontro só torna mais difícil crer em conceitos universais que dêem conta dessas questões . Isso ocorre exatamente porque a abstração se torna esquizofrênica, já que não se consegue distinguir o objeto de análise de quem analisa. Por isso , quando tratamos de suas formas e estruturas estamos também falando de música -- falamos de uma música .
Referências
ASSIS, Machado de. “ Cantiga de Esponsais ”. In: Contos . São Paulo: Editora Ática, 1998, assim como as demais citações .
“ Arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido .” DICIONÁRIO AURÉLIO eletrônico , século XXI. Rio de Janeiro : Nova Fronteira e Lexicon Informática , 1999, CD-rom, versão 3.0.
Aqui lembramos o primeiro parágrafo de Heidegger em A Origem da Obra de Arte
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).