O OLHO DO DESCONHECIDO: O QUEM E A LÍNGUA NA POESIA DE RIMBAUD
Resumo
No percurso de dizer o indizível, que é o percurso de uma obra, de uma vida, há um aprendizado, como uma higiene de linguagem , necessária para aprender a dizer. Nas duas cartas escritas em maio de 1871, conhecidas como as cartas do vidente, o poeta pensa “o futuro da poesia”, para “varrer tantos cadáveres que há tanto tempo acumularam os produtos da inteligência” . Rimbaud lê a tradição flagrando nela o que há de linguagem morta, pesada e cadavérica, como se, em meio a escombros, ruínas do pensamento e da arte, procurasse algo que, vivo, escapasse a qualquer linguagem.
Referências
BLANCHOT, Maurice. O sono de Rimbaud. In: A parte do fogo . Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
CAMPOS, Augusto de. Invenção . São Paulo: Arx, 2003.
___________________. Rimbaud Livre . 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
CICERO, Antonio. Poesia e paisagens urbanas. In: PEDROSA, Célia (Org.). Mais poesia hoje . Rio de Janeiro: 7letras, 2000.
COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. In : Terceira Margem : Revista do programa de pós-graduação em Ciência da Literatura. UFRJ, CLA, Faculdade de Letras. Ano IX, n. 11, 2004.
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. O que é a filosofia . Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DESCARTES, René. Descartes . São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Col. Os Pensadores.)
LIMA, Carlos (Org.). Carta do vidente. In : Rimbaud no Brasil . Rio de Janeiro: UERJ, 1991.
MEIRA, Caio. Rimbaud, o estranho. In : Arte e artifício -- manobras de fim-de-século . Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2002.
MILLER, Henry. A hora dos assassinos -- um estudo sobre Rimbaud . Trad. Milton Persson. Porto Alegre :L&PM, 1983.
PERLOFF, Marjorie. The poetics of Indeterminacy -- Rimbaud to Cage . Illinois: Northwestern University Press, 1999.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. O silêncio de Rimbaud. In: Inútil Poesia . São Paulo: Cia. das Letras, 2000.
RIMBAUD, Arthur. Iluminuras . Trad. Rodrigo Garcia Lopes e Mauricio Arruda Mendonça. 3ª ed. São Paulo, Iluminuras, 2002.
_________________. Poesia completa . Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Topbooks, 1995.
_________________. Uma temporada no inferno & Iluminações . Trad. Ledo Ivo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).