MEMÓRIA, A INTIMIDADE QUE NOS CONCEDEM
Resumo
O romance de Teolinda Gersão, Paisagem com mulher e mar ao fundo (1982), segundo Isabel Allegro de Magalhães, em O tempo das mulheres, encena uma viagem na dor ou, se preferirem, a história de alguém que fala de si como de um nome voltado para a morte. Assim nos deparamos com Hortense, a narradora principal da obra que, ao empreender uma queda no abismo dos espelhos, inerentes à memória, constata que “perdeu, de repente, a sua vida” e “não reconhece o seu rosto refletido na vidraça” (PMM,11). Isso deve-se à vivência de uma situação-limite e de uma melancolia extrema, decorrentes de um trauma provocado pela cena política ditatorial -- a perda do marido, arquiteto demitido pelo salazarismo e do filho, também arquiteto, morto na guerra colonial africana. No entanto, a percepção sensorial do mundo, inerente à essa personagem feminina, torna-se passível de apreender os ritmos da Natureza e da História e, por isso, “marés cheias” e “marés vazias” alternam-se nas cenas social e existencial. “Diz-nos o texto que é duma situação de opressão, paralisada e vazia -- a maré vaza dum povo - , que se parte para uma transformação”.
Referências
AVELAR,Idelber. Alegorias da derrota: a ficção pós-ditatorial e o trabalho de luto na América Latina. Trad.de Saulo Gouveia, revisada pelo autor. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2003. (Col. Humanitas).
BAUMANN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Trad.Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
GERSÃO, Teolinda. Paisagem com mulher e mar ao fundo. Romance. 4 ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1996.
LOURENÇO, Eduardo. Mitologia da saudade seguido de Portugal como destino. SãoPaulo: Companhia das Letras, 1999.
MAGALHÃES, Isabel Allegro de. O tempo das mulheres: a dimensão temporal na escrita feminina contemporânea. Ficção portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda,1987.
SILVEIRA, Jorge Fernandes da. Portugal Maio de Poesia 61. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1987.
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