EDUCAÇÃO ARTÍSTICA -- ENTRE A TRADIÇÃO E A INOVAÇÃO

Áureo Guilherme Mendonça

Resumo


Este artigo levanta algumas questões sobre as relações entre arte e educação e as múltiplas possibilidades que se apresentam a partir de uma interação mais produtiva e que permita entrelaçar as experiências da tradição com um processo necessário de inovação. Ao mesmo tempo especular sobre o ato criativo significa redimensionar o espaço da escola que tem servido como reprodutora cultural agindo como um verdadeiro obstáculo ao crescimento das competências estéticas dos jovens. A educação precisa repensar o seu papel e refletir sobre a necessidade de alterar suas estruturas pedagógicas para penetrar o estético no cotidiano dos indivíduos que se formam sob sua orientação. A arte pode alterar substancialmente o devir da escola se esta se abrir para o novo e compartilhar com os artistas o prazer das grandes descobertas.

 Palavras-chave: Arte -- educação - criatividade

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

• ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

• ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa: Estampa, 1988.

• BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Eldorado, s/d.

• BARBOSA, Ana Mae. Arte educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1986.

• __________. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

• BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

• DUVE, Thierry de. Kant after Duchamp. Londres: The Mit Press, 1997.

• GUATARRI, Félix. Caosmose, um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Edições 34, 1992.

• SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. São Paulo: Iluminuras, 1990.

SCHILLER, Friedrich., pág. 123.

ADORNO, Theodor W., HORKHEIMER, Max., pág. 47.

BOURDIEU, Pierre. , pág. 259.

ARTE in Parâmetros Curriculares Nacionais.

ARGAN, Giulio Carlo, pág. 53.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.