EDUCAÇÃO ARTÍSTICA -- ENTRE A TRADIÇÃO E A INOVAÇÃO
Abstract
Este artigo levanta algumas questões sobre as relações entre arte e educação e as múltiplas possibilidades que se apresentam a partir de uma interação mais produtiva e que permita entrelaçar as experiências da tradição com um processo necessário de inovação. Ao mesmo tempo especular sobre o ato criativo significa redimensionar o espaço da escola que tem servido como reprodutora cultural agindo como um verdadeiro obstáculo ao crescimento das competências estéticas dos jovens. A educação precisa repensar o seu papel e refletir sobre a necessidade de alterar suas estruturas pedagógicas para penetrar o estético no cotidiano dos indivíduos que se formam sob sua orientação. A arte pode alterar substancialmente o devir da escola se esta se abrir para o novo e compartilhar com os artistas o prazer das grandes descobertas.
Palavras-chave: Arte -- educação - criatividadeLiteraturhinweise
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ADORNO, Theodor W. Teoria estética. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
• ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
• ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa: Estampa, 1988.
• BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Eldorado, s/d.
• BARBOSA, Ana Mae. Arte educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1986.
• __________. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
• BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
• DUVE, Thierry de. Kant after Duchamp. Londres: The Mit Press, 1997.
• GUATARRI, Félix. Caosmose, um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Edições 34, 1992.
• SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. São Paulo: Iluminuras, 1990.
SCHILLER, Friedrich., pág. 123.
ADORNO, Theodor W., HORKHEIMER, Max., pág. 47.
BOURDIEU, Pierre. , pág. 259.
ARTE in Parâmetros Curriculares Nacionais.
ARGAN, Giulio Carlo, pág. 53.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).