O concerto das correspondências na poesia de Machado de Assis
Resumo
Estudo da ironia na poesia machadiana e de suas implicações na construção de sentidos de sua obra, seguindo uma tradição irônica. Como autores distantes no tempo e no espaço se inserem numa mesma tradição através do “Concerto das correspondências”- terminologia empregada pelo crítico Octavio Paz - e dialogam entre si.
Palavras-chave: Machado de Assis, poesia, ironia.Referências
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979. 3 vol.
BLAKE, William. Complete Writings. London: Oxford University Press, 1966.
BRANDÃO, Jacyntho Lins. “A Grécia de Machado de Assis”. In: MENDES, Eliana Amarante de Mendonça( et alii). O novo milênio: interfaces lingüísticas e literárias. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2001.
CASTRO, Walter de. Metáforas machadianas: estruturas e funções. Rio de Janeiro: Ao livro Técnico; INL, 1977.p. 7
CELSO, Maria Eugênia . Um poema do Mestre. Jornal do Brasil, 20 de junho de 1939.
GOETHE, Johann Wolfgang. Apud: BLOOM, Harold. A angústia da influência. (trad. de Marcos Santarrita). 2 ed. Rio de Janeiro: Imago Ed, 2002.
HADDAD, Jamil Almansur. In: ASSIS, Machado de. Poemas de amor de Machado de Assis . Haddad (org.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
KIERKEGAARD, S.A. O conceito de ironia:constantemente referido a Sócrates. 2 ed. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2005.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro. (trad. Olga Savary) Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
SCHLEGEL, Friedrich. O dialeto dos fragmentos . (trad. e notas de Márcio Suzuki). São Paulo: Iluminuras, 1997.
SHAKESPEARE, William. Sonetos. Trad. Maria do Céu Saraiva Jorge. Lisboa: s/e, 1962.
______. Hamlet. Apud: GOMES, Eugênio. Shakespeare no Brasil . MEC: Departamento de Imprensa Nacional, 1961.p.171.
TOLENTINO, Bruno. “O espectro”. Revista da Academia Brasileira de Letras nº 35. Poesia. Disponível via http://www.academia.org.br . 30/04/2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).