CORPO COREOGRÁFICO E NARRATIVA FÍLMICA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA DA DANÇA COM O CINEMA

Katya Souza Gualter

Resumo


A presente comunicação pretende verificar em que medida as cenas de dança do musical Roberta (William A. Seiter, EUA, 1935) intervêm na história que está sendo contada no filme. Investigaremos a relações entre o corpo coreográfico, que é a expressão corporal dos bailarinos no espaço cênico durante a execução das coreografias e, o movimento narrativo, que é o encadeamento lógico e cronológico da trama, ou seja, a seqüência de fatos e acontecimentos que contam uma história.


Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, Gilles. Cinema. A Imagem-tempo . São Paulo, SP. Editora Brasiliense, 1990.

EARP, Helenita Sá. Teoria Fundamentos da Dança . In: Earp, Ana Célia de Sá. Pr ograma de Iniciação e Profissionalização Artística de Dança Contemporânea da UFRJ , UFRJ/ EEFD/ DAC, 1986 -- 2002


Apontamentos

  • Não há apontamentos.