CORPO COREOGRÁFICO E NARRATIVA FÍLMICA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA DA DANÇA COM O CINEMA
Abstract
A presente comunicação pretende verificar em que medida as cenas de dança do musical Roberta (William A. Seiter, EUA, 1935) intervêm na história que está sendo contada no filme. Investigaremos a relações entre o corpo coreográfico, que é a expressão corporal dos bailarinos no espaço cênico durante a execução das coreografias e, o movimento narrativo, que é o encadeamento lógico e cronológico da trama, ou seja, a seqüência de fatos e acontecimentos que contam uma história.
References
DELEUZE, Gilles. Cinema. A Imagem-tempo . São Paulo, SP. Editora Brasiliense, 1990.
EARP, Helenita Sá. Teoria Fundamentos da Dança . In: Earp, Ana Célia de Sá. Pr ograma de Iniciação e Profissionalização Artística de Dança Contemporânea da UFRJ , UFRJ/ EEFD/ DAC, 1986 -- 2002
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).