TRANSMISSÃO CORPO-ORAL O ÉLAN VITAL DE UMA PESQUISA ACADÊMICA NUNCA PUBLICADA

Autores

  • Maria Alice Motta UFRJ

Resumo

Há sessenta anos, a professora Helenita Sá Earp, na UFRJ, inicia uma pesquisa que se constrói sob uma síntese interdisciplinar dos aspectos do saber e fazer em dança; criando a Teoria Fundamentos da Dança. Apesar de desenvolver toda uma estrutura lógica de ensino e criação para a dança, extremamente rica em minunciosidades e com um arcabouço profundo, nunca teve seu conteúdo organizado numa publicação. Isso não significa que seu estudo veio se perdendo ou enfraquecendo ao longo dos anos, contrariamente, manteve-se vivo, dinâmico -- abrindo, inclusive, o espaço para a criação de uma graduação em dança na UFRJ -- tal peripécia acadêmica foi possível através de um processo de transmissão que denominamos corpo-oral. Tal processo de transmissão parte da premissa de que o conhecimento a ser divulgado não se constitua como um conjunto cristalizado ou cristalizante de informações; mas de um conhecimento íntegro, que se permita ser atualizado e dilatado, por meio de referenciais que atravessem essa dilatação, na medida em que são transmitidos/vivenciados. Este texto trata da fluidez dos conteúdos da Teoria Fundamentos da Dança no tempo e no espaço de sua existência, uma vez que estes são transmitidos, consolidados e transformados durante várias gerações, unicamente pela via zelosa da corpo-oralidade .

Palavras Chave: Dança -- Conhecimento -- Transmissão Corpo-oral.

Referências

BARROS, Manoel. Livro Sobre Nada . 10ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2002. 85 p.

CARDOSO, LIANA; GUALTER, Kátia (orgs.). I Coletânea de Artigos do Departamento de Arte Corporal. Papel Virtual: Rio de Janeiro, 2000. 136 p.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: Filosofia prática . São Paulo: Escuta, 2002. 135 p.

EARP, Helenita de Sá. As atividades Rítmicas educacionais segundo nossa orientação na ENEFD. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2000. 68 p. -- [Publicação de tese apresentada em 1949 ao Concurso para Livre docência da Cadeira de Ginástica Rítmica da Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil].

___________________. A dança como fator educacional . In Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos . Ano I, n. 1, outubro de 1945, p. 20-23. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, Escola Nacional de Educação Física e Desportos, 1945. 132 p. Disponível em: http://www.ceme.eefd.ufrj.br/docs/mdenefd.html. Acessado em Agosto de 2005.

___________________. O Campo Psicológico da Dança Educacional. In Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos . Ano II, n. 2, Junho de 1946. p. 17-20. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, Escola Nacional de Educação Física e Desportos, 1946. 132 p. Disponível em: http://www.ceme.eefd.ufrj.br/docs/mdenefd.html. Acessado em Agosto de 2005.

___________________. Atividades Rítmicas Educacionais. In Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos . Ano II, n. 3, Junho de 1947. p. 44-54. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, Escola Nacional de Educação Física e Desportos, 1947. Disponível em: http://www.ceme.eefd.ufrj.br/docs/mdenefd.html. Acessado em Agosto de 2005.

___________________. Síntese Pedagógica das Atividades Rítmicas Educacionais. In Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos . Ano III, n. 5, 1948. p. 35-47. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, Escola Nacional de Educação Física e Desportos, 1947. Disponível em: http://www.ceme.eefd.ufrj.br/docs/mdenefd.html. Acessado em Agosto de 2005.

___________________. Noticiário. In Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos . Ano VIII, n. 8, 1954-1955. p. 137-139. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, Escola Nacional de Educação Física e Desportos, 1945. 162 p. Disponível em: http://www.ceme.eefd.ufrj.br/docs/mdenefd.html. Acessado em Agosto de 2005.

GUALTER, Kátia A Institucionalização da Dança na UFRJ e a sua Disseminação no Estado do Rio de Janeiro in I Coletânea de Artigos do Departamento de Arte Corporal. Papel Virtual: Rio de Janeiro, 2000. 136 p.

_______________; PEREIRA, Patrícia. Apostila da disciplina Fundamentos da Dança . Rio de Janeiro: DAC/ EEFD/ UFRJ, 2000. 21 p.

MALUF, Ued. Cultura e Mosaico -- Introdução à Teoria das Estranhezas. 2 a ed. Rio de Janeiro: Booklink, 2002. 170 p.

MARTINS, Roberto de Andrade. Medicina Mágica e Religiosa. (Capítulo 2) In Contágio . Disponível em: http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Co. Acessado em: Agosto de 2006.

MOTTA, Maria Alice Monteiro. Teoria Fundamentos da Dança -- Uma abordagem Epistemológica à Luz da Teoria Das Estranhezas. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte). Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra . (Coleção Obra-prima de cada autor). São Paulo: Martin Claret, 1999. 255 p.

___________________. Para uma Fisiologia da Arte. in Vontade de Potência -- Parte 2 (Coleção Mestres Pensadores) . São Paulo: Escala, ano (?). 350 p.

ROCHA, João Cezar de Castro. O Corpo do Saber. In Gesto -- Revista do Centro Coreográfico do Rio . N o 2, junho de 2003, p. 40-45. Rio de Janeiro: RIOARTE, 2003.

SILVA, Claudicélio Rodrigues. Presença do Corpo na poética Oral . Dissertação de Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Niterói: UFF, 2004.

VARGAS, Raul Osório. A busca permanente das outras vozes. (especial para o Jornal da USP). Disponível em http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2. Acessado em: Agosto de 2006.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Edição

Seção

Artigos