TRANSMISSÃO CORPO-ORAL O ÉLAN VITAL DE UMA PESQUISA ACADÊMICA NUNCA PUBLICADA
Resumen
Há sessenta anos, a professora Helenita Sá Earp, na UFRJ, inicia uma pesquisa que se constrói sob uma síntese interdisciplinar dos aspectos do saber e fazer em dança; criando a Teoria Fundamentos da Dança. Apesar de desenvolver toda uma estrutura lógica de ensino e criação para a dança, extremamente rica em minunciosidades e com um arcabouço profundo, nunca teve seu conteúdo organizado numa publicação. Isso não significa que seu estudo veio se perdendo ou enfraquecendo ao longo dos anos, contrariamente, manteve-se vivo, dinâmico -- abrindo, inclusive, o espaço para a criação de uma graduação em dança na UFRJ -- tal peripécia acadêmica foi possível através de um processo de transmissão que denominamos corpo-oral. Tal processo de transmissão parte da premissa de que o conhecimento a ser divulgado não se constitua como um conjunto cristalizado ou cristalizante de informações; mas de um conhecimento íntegro, que se permita ser atualizado e dilatado, por meio de referenciais que atravessem essa dilatação, na medida em que são transmitidos/vivenciados. Este texto trata da fluidez dos conteúdos da Teoria Fundamentos da Dança no tempo e no espaço de sua existência, uma vez que estes são transmitidos, consolidados e transformados durante várias gerações, unicamente pela via zelosa da corpo-oralidade .
Palavras Chave: Dança -- Conhecimento -- Transmissão Corpo-oral.Citas
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