Sob o signo da melancolia Ou da fratura da Representação na narrativa de Sebald

Autores

  • Daniela de Oliveira Carvalho

Resumo

Sob o signo da melancolia uma escrita procura por si mesma; por entre muros, escombros e pesados anéis da História da Civilização o pensamento indaga-se sobre o destino de seus périplos, buscando atento algum reflexo de humanidade que sua própria imagem possa evocar. É no exercício de autoconsciência dos processos de Representação que a narrativa sebaldiana irá esboçar um movimento da História, onde o plano íntimo e o político entrelaçam-se através de uma escrita de intenção tateante. Em sua dimensão estética a narrativa problematiza questões da filosofia do conhecimento e, talvez num gesto de generosidade espiritual, parece abarcar como elemento de sua própria condição o dado do imponderável, do fragmento, do mistério, sem, contudo, perder a angulação crítica do curso da História.

Referências

ADORNO, T. W. “O Ensaio como Forma” In Notas de literatura. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas cidades/Editora 34, 2003.

_________; HORKHEIMER. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos -- Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

BENJAMIN, W. O Conceito de Crítica de Arte no Romantismo Alemão, São Paulo:Editora Da Universidade São Paulo: Iluminuras, 1993.

___________ . Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre a literatura e a história da cultura -- São Paulo: Brasiliense, 1994.

BORGES, J. L. As Ruínas Circulares In Ficções -- Obras Completas, volume I -- São Paulo: Globo, 1999.

__________ . Cinco Visões Pessoais. Trad. Maria Rosinda Ramos da Silva -- Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1985.

FOUCAULT, M. “Prefácio” In As palavras e as coisas -- São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FREUD, S. “O Mal Estar na Civilização” In O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (1930-1936) -- São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

_________. “Luto e Melancolia” In Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916) -- São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SEBALD, W.G. Os Anéis de Saturno. Trad. Lya Luft -- Rio de Janeiro; São Paulo: Ed. Record, 2002.

Downloads

Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Artigos