Sob o signo da melancolia Ou da fratura da Representação na narrativa de Sebald
Abstrakt
Sob o signo da melancolia uma escrita procura por si mesma; por entre muros, escombros e pesados anéis da História da Civilização o pensamento indaga-se sobre o destino de seus périplos, buscando atento algum reflexo de humanidade que sua própria imagem possa evocar. É no exercício de autoconsciência dos processos de Representação que a narrativa sebaldiana irá esboçar um movimento da História, onde o plano íntimo e o político entrelaçam-se através de uma escrita de intenção tateante. Em sua dimensão estética a narrativa problematiza questões da filosofia do conhecimento e, talvez num gesto de generosidade espiritual, parece abarcar como elemento de sua própria condição o dado do imponderável, do fragmento, do mistério, sem, contudo, perder a angulação crítica do curso da História.Bibliografia
ADORNO, T. W. “O Ensaio como Forma” In Notas de literatura. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas cidades/Editora 34, 2003.
_________; HORKHEIMER. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos -- Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
BENJAMIN, W. O Conceito de Crítica de Arte no Romantismo Alemão, São Paulo:Editora Da Universidade São Paulo: Iluminuras, 1993.
___________ . Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre a literatura e a história da cultura -- São Paulo: Brasiliense, 1994.
BORGES, J. L. As Ruínas Circulares In Ficções -- Obras Completas, volume I -- São Paulo: Globo, 1999.
__________ . Cinco Visões Pessoais. Trad. Maria Rosinda Ramos da Silva -- Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1985.
FOUCAULT, M. “Prefácio” In As palavras e as coisas -- São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FREUD, S. “O Mal Estar na Civilização” In O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (1930-1936) -- São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
_________. “Luto e Melancolia” In Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916) -- São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SEBALD, W.G. Os Anéis de Saturno. Trad. Lya Luft -- Rio de Janeiro; São Paulo: Ed. Record, 2002.
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).