Terral e Aracati: o lugar do sertão emGaliléiade Ronaldo Correia de Brito

Autores

  • Luciana Barboza

Resumo

A interpenetração de espaços que antes aparentemente eram impossíveis de se imaginar até mesmo vizinhos, como o entrelaçamento do universo vinculado por meio da televisão, Internet e a rede mundial de computadores dentro de uma conformidade considerada por muitos como isolada, chamada sertão nordestino, não é um fato frívolo, passivo de se desenrolar sem conseqüências imediatas e em longo prazo. No romance Galiléia, de Ronaldo Correia de Brito,encontramos a sobreposição de múltiplos espaços dentro de um único quadro, que muito diferente de uma fixação certa, ele ostenta uma instabilidade, numa indeterminação de fronteiras.

Referências

BRITO, Ronaldo Correia de. Galiléia. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2008.

BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 2009.

CANDIDO, Antonio. “Literatura e Cultura de 1900 a 1945” In.:Literatura e Sociedade: Estudos de Teoria e História Literária. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.

FERNANDES, Florestan. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo/Rio de Janeiro: Ed. Difel, 1979.

HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: companhia das Letras, 1995.

MARX, Karl. “Cap. I. Mercadoria”. In.:O Capital: crítica da economia política: livro I.trad. Reginaldo Sant'Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MELO NETO, João Cabral. “Corrente de Ar” In.: João Cabral de Melo Neto: poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.

_______________________. “Ao novo Recife” In.: João Cabral de Melo Neto: poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Trad. Luís Manuel Bernardo. Editora Veja, 2002.

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. Record, 2001.

Downloads

Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Artigos