Breve ensaio sobre leitura e fontes primárias

Autores

  • Plínio Fernandes Toledo

Resumo

E por falar em fontes primárias, um livro singularmente honesto a respeito de Nietzsche começa com uma franca tomada de posição: “Este livro é uma tentativa de ficar do lado de Nietzsche”1 Mas para quem pensa que a partir daí constrói-se uma apologia ingênua a autora adverte: “É impressionante a quantidade de novos livros dedicados a Nietzsche. O que fazer a respeito?” E conclui razoavelmente: “Continuar lendo o próprio Nietzsche, eu creio”. O que nos leva a nossa pergunta: Por que estudar filosofia ou qualquer forma de literatura em seus textos originais? Existem vantagens consideráveis no estudo das fontes primárias? A vantagem mais óbvia reside naturalmente no fato de que o cuidado no exame do texto original evita uma compreensão deturpada do mesmo, ou melhor, uma compreensão de segunda ou terceira que não garante, por mais “confiável” que seja o intérprete, a fidelidade mínima ao pensamento original do autor. Sabemos dos estragos que fizeram, e ainda fazem as interpretações da obra de Nietzsche. Fazem mais estragos com a história que não deixa de ser revista. Heróis transformam-se em vilões; barbados tornam-se glabros e as orelhas de burro crescem nas delicadas frontes de Dioniso. O profeta do nacional socialismo é destituído de seu posto nada honrado mediante o recurso a um único fragmento póstumo: “NB. Contra ariano e semítico. Onde raças são misturadas, o manancial da grande cultura.” [NIETZSCHE. KSA 1 (153)].

Referências

CHAMBERLAIN, Nietzsche em Turim: O fim do futuro. Tradução de Pedro Jorgensen Jr. Rio de janeiro:? DIFEL, 2000.

BLOCH, E. Sujeto-objeto: el pensamiento de Hegel. Tradução de Wenceslao Roces. México: Fondo de Cultura Económica, 1985.

BLOOM, H. Presságios do Milênio. Anjos, Sonhos e Imortalidade.Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1996.

FROMM, Erich, Marx's concept of man, New York, 1961.

KAHN, Charles H. Pitágoras e os pitagóricos: uma breve história. Tradução de Luís Carlos Borges. São Paulo: Edições Loyola, 2007, p. 98.

LE GOFF, Em busca da Idade Média, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

LÖWITH, Karl, Nietzsche e a completude do ateísmo.

MARX, K. Manuscritos Econômico-filosóficos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70. 1989.

REALE, Giovanni, Per una nuova interpretazione di Platone, Vita e Pensiero, Milano, 1991.

ROBINSON, James Harvey. The Historical point of View, in Readings in European History, Vol I, (Boston, Ginn, 1904), 1-13.

SCHOPENHAUER, A. Fragmentos para a História da Filosofia, tradução de Maria Lúcia Cacciola, São Paulo: Iluminuras. 2003.

STEINER, Lições dos Mestres, São Paulo: Record, 2005.

Downloads

Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Artigos