Cecília e Mário - Corresondências

Autores

  • Cláudia Dias Sampaio UFRJ

Resumo

A correspondência entre os poetas Cecília Meireles e Mário de Andrade, entre as décadas de 1930 e 1940, constitui material para pensarmos no valor dos diálogos e afetos e em sua importância na construção da linguagem poética. A prática da correspondência, a que Mário de Andrade foi tão afeito, pode ser pensada como estímulo à formação e afirmação da idéia de uma subjetividade que se deslindou na Modernidade, e que ganha nitidez em momentos como quando Mário sai em defesa das métricas clássicas de Cecília; vendo nelas uma possibilidade libertadora do sensível e não um obstáculo como queriam os vanguardistas. O reconhecimento dessa subjetividade “fraturada”, que expõe contradições e fragilidades, a valorização do trágico, da melancolia e o direito à tristeza parecem estar no cerne de uma lírica cuja potência se evidencia mais por esses elementos de humanidade, do que pela mera adequação a fórmulas estabelecidas por movimentos literários ou ditadas por críticas enrijecidas. A consciência da dor e a urgência da construção de uma subjetividade ativa, que possibilite a efetivação de um pensamento crítico e reflexivo, se acentuam em momentos históricos conturbados, como nos anos do diálogo entre Mário e Cecília, e como nesse século XXI; tempos em que parece ter muito a dizer uma lírica que toma como pertinente o título do primeiro livro de Mário de Andrade: “Há uma gota de sangue em cada poema”.

Referências

ADORNO, Theodor. “Palestra sobre lírica e sociedade”. In.: Notas de Literatura I. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2006.

BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. São Paulo: Companhia José Aguilar Editora, 1967.

CASAIS MONTEIRO, Adolfo. Estudo sobre a poesia de Fernando Pessoa.São Paulo: Agir, 1958.

CASTAÑON, Júlio. Contrapontos: notas sobre correspondência no modernismo. Papéis avulsos nº 47. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, Ministério da Cultura, 2004.

CELAN, Paul. “Alocução na entrega do Prêmio Literário da Cidade Livre e Hanseática de Bremen”. In.: Arte poética. O meridiano e outros textos. Org., posfácio e notas de João Barrento.

Lisboa: Cotovia, 1996.

COSTA LIMA, Luiz. (Org.) A Literatura e o leitor. Textos de estética da recepção. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

CRISTÓVÃO, Fernando. “Compreensão portuguesa de Cecília Meireles”. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 46, Nov. 1978, p. 20-27.

__________________. "Cartas inéditas de Cecília Meireles a Maria Valupi" / Fernando Cristóvão. In: Revista Colóquio/Letras. Documentos, nº 66, Mar. 1982, p. 63-71.

ISER, Wolfgang. “O Imaginário”. In: O Fictício e o Imaginário - Perspectivas de uma Antropologia Literária. Trad. Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.

____________. “Teoria da recepção: reação a uma circunstância histórica”. CASTRO ROCHA, João Cezar de (Org.). Teoria da Ficção: Indagações à obra de Wolfgang Iser. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

LINS, Vera. Poesia e crítica: uns e outros. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.

MARTINS, Wilson. Herói da nossa gente. Resenha de Cecília e Mário. Rio: Nova Fronteira. Disponível em: http://www.secrel.com.br/jpoesia/wilsonmartins029.html

MEIRELES, Cecília. Obra poética. São Paulo: Companhia José Aguilar Editora, 1967.

_______________. Cecília e Mário. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

_______________. Três Marias de Cecília. Moraes, Marcos Antônio (org.). São Paulo: Moderna, 2007.

PESSOA, Fernando. Obra poética. Mensagem. “A última nau”. São Paulo: Companhia José Aguilar Editora, 1967.

SAMPAIO, Cláudia. Na vertigem da vida a poesia de Ferreira Gullar. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: Instituto de Letras -- UERJ, 2008.

SÜSSEKIND, Flora. Cabral. Bandeira. Drummond. Alguma correspondência. Papéis avulsos nº

Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, Ministério da Cultura, 1996.

NETO, João Cabral de Melo. “Psicologia da composição”. In.: Os melhores poemas de João Cabral de Melo Neto. Seleção de Antônio Carlos Secchin. São Paulo: Global, 1989.

NUNES, Benedito Nunes. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Ática, 1991.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Rio de Janeiro: Editora 34, 2005.

Downloads

Publicado

2008-09-01

Edição

Seção

Artigos