A poética inovadora de Gilka Machado

Autores

  • Juliano Carrupt do Nascimento UFRJ

Resumo

A obra poética de Gilka Machado (1893-1980) corresponde, dentro da Literatura Brasileira, a um sistema em que a tradição sofre um processo de inovação desde a forma poética como tratamento estilístico até as idéias que se manifestam no conteúdo dos poemas. O seu diálogo com a poesia canônica e sua atualização moderna que não acontece pelo viés da destruição, também processam as tendências da poesia escrita por mulheres brasileiras no século XIX e da poetisa portuguesa Florbela Espanca. Muitos são os diálogos propostos pela poética da poetisa em questão, inclusive com Safo, poetisa grega do século VI AC e Mário de Sá-Carneiro, poeta português do início do século XX. Por todos os elementos dialógicos presentes em sua obra poética, pelas possibilidades conectivas existentes na poética de Gilka Machado em relação a toda uma concepção tradicional da literatura, pode-se perceber que há a poieses da revelação unificadora, daí o esfacelamento das dicotomias tradicionais e a unificação das contrariedades literária e cultural simbolizadas no Espírito fundador construído pela poética da poetisa carioca, que ao assimilar acaba inovando, e possibilita interpretações outras da linguagem literária brasileira, e usando de maior audácia, de toda tradição lírica mundial, uma vez que alguns aspectos de sua poesia dialogam com o decadentismo francês da virada do século XIX para o XX, como também com o Existencialismo filosófico da metade desse século.

Referências

MACHADO, Gilka. Poesias Completas. Rio de Janeiro: Léo Christiano: FUNARJ, 1991.

PAIXÃO, Sylvia. A fala-a-menos. Rio de Janeiro: Numem, 1991.

SILVA, Anazildo Vasconcelos. Referenciação poética e contextualização narrativa. In: Revista de Letras da UVA. Ano II -- Número 2 -- Abril de 2001.

SOARES, Angélica. A paixão emancipatória: vozes femininas da libertação do erotismo na poesia brasileira. Rio de Janeiro: DIFEL, 1999.

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Publicado

2008-09-01

Edição

Seção

Artigos