A poética inovadora de Gilka Machado
Abstract
A obra poética de Gilka Machado (1893-1980) corresponde, dentro da Literatura Brasileira, a um sistema em que a tradição sofre um processo de inovação desde a forma poética como tratamento estilístico até as idéias que se manifestam no conteúdo dos poemas. O seu diálogo com a poesia canônica e sua atualização moderna que não acontece pelo viés da destruição, também processam as tendências da poesia escrita por mulheres brasileiras no século XIX e da poetisa portuguesa Florbela Espanca. Muitos são os diálogos propostos pela poética da poetisa em questão, inclusive com Safo, poetisa grega do século VI AC e Mário de Sá-Carneiro, poeta português do início do século XX. Por todos os elementos dialógicos presentes em sua obra poética, pelas possibilidades conectivas existentes na poética de Gilka Machado em relação a toda uma concepção tradicional da literatura, pode-se perceber que há a poieses da revelação unificadora, daí o esfacelamento das dicotomias tradicionais e a unificação das contrariedades literária e cultural simbolizadas no Espírito fundador construído pela poética da poetisa carioca, que ao assimilar acaba inovando, e possibilita interpretações outras da linguagem literária brasileira, e usando de maior audácia, de toda tradição lírica mundial, uma vez que alguns aspectos de sua poesia dialogam com o decadentismo francês da virada do século XIX para o XX, como também com o Existencialismo filosófico da metade desse século.Literaturhinweise
MACHADO, Gilka. Poesias Completas. Rio de Janeiro: Léo Christiano: FUNARJ, 1991.
PAIXÃO, Sylvia. A fala-a-menos. Rio de Janeiro: Numem, 1991.
SILVA, Anazildo Vasconcelos. Referenciação poética e contextualização narrativa. In: Revista de Letras da UVA. Ano II -- Número 2 -- Abril de 2001.
SOARES, Angélica. A paixão emancipatória: vozes femininas da libertação do erotismo na poesia brasileira. Rio de Janeiro: DIFEL, 1999.
Downloads
Veröffentlicht
2008-09-01
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).