Uma escatologia do texto: A escrita visceral Fonsequiana
Resumo
As obras de Rubem Fonseca são geralmente lidas apenas pelo viés social, acentuando-se seu caráter de denúncia da animaliade humana e de uma sociedade em crise. Este artigo, porém, visa a perscrutar o caráter metalingüístico da escrita fonsequiana, na medida em que esta interroga a si mesma e tenta elucidar seu próprio processo de composição. Como peculiaridade de tal ficcionista, tal percurso é marcado por brutalidade, sexo e escatologia, rompendo com uma série de convencionalismos literários, mas sem perder sua qualidade artística.
Palavras-chave: Rubem Fonseca, metalinguagem, erotismo, abjeção, copromancia
Referências
LAFETÁ, João Luiz. “Rubem Fonseca, do lirismo à violência”. In:________ Na Dimensão da Noite. São Paulo: Editora 34, 2004.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In:________ Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CANDIDO, Antonio. “A Nova Narrativa”. In:_______ A Educação pela Noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
FONSECA, Rubem. Feliz ano novo. Rio de Janeiro: Artenova, 1975.
______. Secreções, excreções e desatinos. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).