INTRADOXOS: UMA DOXOPOÌIESIS
Resumo
Martin Heidegger, ao encetar sua reflexão sobre o fragmento 16 de HeraÌclito, declara ser uma impossibilidade aÌ€ investigação filoloÌgica e filosoÌfica remontar ao contexto de pensamento de onde se extraiÌram as palavras escritas pelo pensador grego.1 Ali, por tanto, não seria jamais a tarefa do pensamento seguir um caminho jaÌ percorrido pelo autor do templo de Delfos, mas inaugurar caminhos possiÌveis a partir do diaÌlogo incessante do pensamento com aquelas palavras que permanecem a concitar-nos. Não pelo mesmo oÌbice exposto por Heidegger, mas por um outro ainda, com a mesma obscuridade, na qual pretende-se buscar alguma iluminação, o pensar assume aqui sua abertura como meÌtodo.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. DicionaÌrio de Filosofia. Alfredo Bosi (org.). São Paulo: Mestre jou, 1982.
CASTRO, Manuel AntoÌ‚nio de. O Acontecer PoeÌtico. Rio de Janeiro, RJ: Antares, 1982.
CHANTRAINE, Pierre. Dictionnaire EÌtymologique de la Langue Grecque, histoire des mots. Paris: Klincksieck, 1999.
HEIDEGGER, Martin. “Aletheia (HeraÌclito, fragmento 16)”. In:_______. Ensaios e ConfereÌ‚ncias. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, MaÌrcia SaÌ C. Schuback. PetroÌpolis, RJ: Vozes, 2001, p. 227-249.
_______. “A questão da teÌcnica”. In:_______. Ensaios e ConfereÌ‚ncias. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, MaÌrcia SaÌ C. Schuback. PetroÌpolis, RJ: Vozes, 2001, p. 11- 38.
_______. Introdução aÌ€ MetafiÌsica. Rio de Janeiro, RJ: Tempo Brasileiro, 1969. _______. Ser e Tempo. Trad. MaÌrcia SaÌ Cavalcante Schuback. PetroÌpolis, RJ:
Vozes, 2005.
MAÌRCIO-ANDREÌ. Intradoxos. Rio de Janeiro, RJ: Confraria do Vento, 2007.
PARMEÌ‚NIDES. Da Natureza. Trad. Fernando Santoro. Rio de Janeiro, RJ: LaboratoÌrio OUSIA, 2006.
PLATÃO. Republica. Trad. Carlos Alberto Nunes.
YARZA, Florencio I. SebastiaÌn. DicionaÌrio Grieco-Español. Barcelona: RamoÌn
Sorena, 1945.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).