CARTAS DE CAIO
Resumo
Este artigo propõe um percurso criÌtico das cartas de Caio Fernando Abreu como um desvendar do “lugar” derridiano, o arquivo. A anaÌlise das obras serão feitas a partir das formulações teoÌricas de arquivo e de saber de Michel Foucault e Jacques Derrida, da noção de Obra de Maurice Blanchot e de dobra barroca de Gilles Deleuze.
PALAVRAS-CHAVE: MemoÌria; arquivo; confessional; obra; dobra.
Referências
ABREU, Caio Fernando. Cartas. Organização Italo Moriconi. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
______. Caio 3D: O essencial da deÌcada de 70. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
______. Caio 3D: O essencial da deÌcada de 80. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
______. Caio 3D: O essencial da deÌcada de 90. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
______. Limite branco. Rio de Janeiro: Agir, 2007.
______. Morangos mofados. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
______. Onde andaraÌ Dulce Veiga. São Paulo: Planeta De Agostini, 2003.
______. Ovelhas negras. Porto Alegre: L&PM, 2002.
______. Pequenas epifanias. Rio de Janeiro: Agir, 2006.
______. TriaÌ‚ngulo das aÌguas. Porto Alegre: L&PM, 2007.
AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Abril Cultural, 2000.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental.
São Paulo: Perspectiva, 1987.
BACHELARD, Gaston. A poeÌtica do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1988. 14. ______. O direito de sonhar. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BARTHES, Roland. CriÌtica e Verdade. São Paulo: Perspectiva, 2003.
______. Barthes por Barthes. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
______. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2002.
______. O rumor da liÌngua. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BEAINI, Thais Curi. A memoÌria, medida ontoloÌgica do cosmos. São Paulo: Palas
Athena, 1989.
BERGSON, Henri. MateÌria e memoÌria: ensaio sobre a relação do corpo com o
espiÌrito. São Paulo, 1987.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literaÌrio. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
CASTELLO, JoseÌ. InventaÌrio das sombras. Rio de Janeiro: Record, 1999.
CHIARA, Ana Cristina. Afinidades eletivas. In: IPOTESI -- Revista de estudos
literaÌrios. Volume V. Juiz de Fora: EdUFJF, 2001.
DRAAISMA, Douwe. MetaÌforas da memoÌria: uma histoÌria das ideÌias sobre a mente.
Bauru: EdUSP, 2005.
DELEUZE, Gilles. A dobra -- Leibniz e o barroco. São Paulo: Papirus, 1991.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo -- uma impressão freudiana. Rio de Janeiro:
Relume-DumaraÌ, 2001.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense UniversitaÌria,
FREUD, Sigmund. Obras psicoloÌgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro:
Imago, 1996.
GASPARI, Elio & HOLLANDA, HeloiÌsa Buarque & VENTURA, Zuenir. Cultura em
trânsito: da repressão à abertura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
HALL, Stuart. Identidades culturais na poÌs-modernidade. Rio de Janeiro: Dp7A,
HOLLANDA, HeloiÌsa Buarque. Impressões de viagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
HUYSSEN, AndreÌas. Seduzidos pela memoÌria: arquitetura, monumentos, miÌdia. Rio
de Janeiro: Aeroplano, 2000.
ISER, Wolfgang. Os atos de fingir ou o que eÌ fictiÌcio no texto ficcional. In: LIMA,
Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. 2. ed. vol. 2. Rio de Janeiro: Francisco
Alves, 1983.
LEJEUNE, Phillipe. El pacto autobiografico y otros . El mundo iluminado. Ciudad del
MeÌxico: Lumen, 1998.
LIMA, Luiz Costa (org.). Mimesis e modernidade. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
______. O conto na modernidade brasileira. In: FILHO, Domingos Proença (org.). O
livro do seminaÌrio. São Paulo: LR Editores, 1983.
LOPES, Denilson. O entre-lugar das homoafetividades. In: IPOTESI -- Revista de
estudos literaÌrios. Volume V. Juiz de Fora: EdUFJF, 2001.
MIRANDA, Wander Melo (org). A trama do arquivo. Belo Horizonte: Editora
UFMG; CEL/UFMG, 1995.
NASCIMENTO, Evando. Derrida e a literatura. NiteroÌi: EdUFF, 2000.
PEREIRA, Maria Luiza Scher (org). Imaginação de uma biografia literaÌria: os
acervos de Murilo Mendes. Juiz de Fora: EDUFJF, 2004.
PERRONE-MOISEÌS, Leyla. Roland Barthes. 2. ed. Coleção Encanto Radical. O saber
com sabor. São Paulo: Brasiliense, 1985.
______. Altas literaturas. Escolha e valor na obra criÌtica de escritores modernos. São
Paulo: Companhia das Letras, 1998.
______. Sinceridade e ficção nas cartas de amor de Fernando Pessoa. In: GALVÃO, Walnice & GOTLIB, NaÌdia (orgs.). Prezado senhor, Prezada senhora. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
PIGLIA, Ricardo. MemoÌria y tradicioÌn. Anais do 2o congresso da Abralic. Vol.1. Belo Horizonte: UFMG, 1991.
_______. El uÌltimo lector. Barcelona: Anagrama, 2005.
______. Ler errado eÌ muito produtivo. Entrevista a JuliaÌn Fuks. Revista Entrelivros.
Ano 2. no 21. Duetto, São Paulo, SP.
PLATÃO. RepuÌblica. Rio de Janeiro: Best-Seller, 2004.
RICOEUR, Paul. Arquivos, documento, rastro -- Tempo e narrativa III. Trad. Roberto
L. Ferreira.Campinas: Papirus, 1997.
______. O si-mesmo como um outro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987
ROTTERDAM, Erasmo de. BreviÌssima e muito resumida foÌrmula de elaboração
epistolar. In: TIN, Emerson (org.). A arte de escrever cartas: Anônimo de Bolonha,
Erasmo de Rotterdam e Justo LiÌpsio. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
SOUZA, Eneida Maria de. CriÌtica cult. Belo Horizonte: EdUFMG, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).