OS FIOS DA MEMÓRIA

Autores

  • Kátia Rose Oliveira de Pinho UFRJ

Resumo

Ornamentar com fios um tecido ou qualquer outra superfiÌcie constitui a arte de bordar. A princiÌpio se pode bordar com qualquer fio, algodão, seda, ouro, prata, desde que seja resistente e de diversos matizes. Pode-se bordar a mão ou aÌ€ maÌquina, a fim de formar motivos ou desenhos, que estabeleçam uma relação de similitude com o real visto, vivido, pretendido, ou ainda, que contem uma histoÌria. AliaÌs, contar histoÌrias eÌ, tambeÌm, uma arte laborada com fios de algodão, seda, ouro, prata, mas, principalmente com fios de palavras. Borda-se para ornamentar e, para que se conta histoÌrias? Para transmitir experieÌ‚ncias adquiridas ao longo de uma vida; para manifestar a memoÌria a fim de que a força inexoraÌvel do tempo não esfume os acontecimentos e as pessoas jaÌ não mais presentes; enfim, para que o homem não empobreça de si, lançando-se aÌ€s aÌguas do Lethe. 

Referências

BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BENJAMIN, Walter. Magia e teÌcnica, arte e poliÌtica: ensaios sobre literatura e histoÌria da cultura. Trad. SeÌrgio Paulo Rouanet. 7 ed./10 imp., São Paulo: Brasiliense, 1996. (Obras escolhidas; vol. I).

CALVINO, IÌtalo. Seis propostas para o proÌximo mileÌ‚nio. Trad. Ivo Cardoso, São Paulo: Cia. das Letras, 1990, pp.17.

CALVINO, IÌtalo. Por que ler os claÌssicos. Trad. Nilson Moulin, 2 ed., São Paulo: Cia. das Letras, 2004.

CUNHA, Antonio Geraldo da. DicionaÌrio etimoloÌgico Nova Fronteira da LiÌngua Portuguesa. 2 ed. rev. e amp., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986, pp. 216.

FOGEL, Gilvan. Da solidão perfeita: escritos de filosofia. PetroÌpolis: Vozes, 1999.

HOUAISS, Antonio e VILLAR, Mauro de Salles. DicionaÌrio Houaiss da liÌngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. 5 ed., Trad. João Paulo Monteiro, São Paulo: Perspectiva, 2004.

LAUAND, Jean. A unidade da ideÌia de homem em diferentes culturas. DisponiÌvel em http://www.hottopos.com/seminario/sem2/jean.htm>. Acesso em 15.nov.2005.

LINS, Osman. A rainha dos caÌrceres da GreÌcia. 2 ed., São Paulo:Melhoramentos, 1977.

OLINTO, Antonio. Discurso de posse na Academia Brasileira de Letras. DisponiÌvel em: <http://www.academia.org.br/imortais/cads/8/olinto4.htm> Acesso em 02.dez.2005.

OVIÌDIO. Metamorfoses. Trad. Vera LuÌcia Leitão Magyar. São Paulo: Madras, 2003.

PAZ, Octavio. El arco y la lira. El poema, la revelacion poetica, poesia y historia. 3 ed., 12 reimpres, MeÌxico: Fondo de Cultura EconoÌ‚mica, 1998.

PINHO, KaÌtia Rose Oliveira de. Teseu e aracne: o amor no abismo. In.: Revista Ao peÌ da letra. n°1, Recife, AgeÌ‚ncia GraÌfica Nacional, 1999.

REIS, Ricardo. Ficções do interluÌdio/odes de Ricardo reis. In.: PESSOA, Fernando. Obra poeÌtica. 2 ed., Rio de Janeiro: Aguilar, 1965.

VALVERDE, Monclar. A vingança da memoÌria. In.:________________. MilitaÌ‚ncia e poder. DisponiÌvel em:< http://www.facom.ufba.br/Pos/monclar/militan3.html#1> Acesso em 15.nov.2005.

WEINRICH, Harald. Lete: arte e criÌtica do esquecimento. Trad. Lya Luft. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Edição

Seção

Artigos