A FORÇA DA TRANSGRESSÃO NA NARRATIVA FRANCIANA

Autores

  • Maria José Ladeira Garcia UFRJ

Resumo

O homem tem possibilidade de esclarecer e esclarecer-se se for capaz de dominar o que o aterroriza. EÌ para Bataille um ser descontiÌnuo que isoladamente morre numa aventura ininteligiÌvel, mas tem “a nostalgia da continuidade perdida” 2 , pois suporta mal a situação de individualidade transitoÌria que eÌ. Ao mesmo tempo que experimenta o desejo angustiado de duração, eÌ obcecado por uma continuidade originaÌria que o liga ao ser. 

Referências

CANTINHO, Maria João. Modernidade e alegoria em Walter Benjamin. File://G: EDSONPosGrad Curso sobre a morte. n.24 EspeÌculo (VCM), acesso em 03 maio, 2006. 15:00h.

CARREIRA, Shirley de Souza Gomes. Interpretações do eu: uma anaÌlise comparativa de A ceÌu aberto de João Noll e A cidade ausente de Ricardo Piglia. Rio de Janeiro: Revista EletroÌ‚nica do Instituto de Humanidades. v. II. n. V. abr/jan. 2003. DisponiÌvel em http://www.unigranrio. br/unidades_acad/ihm/graduação/letras/revista/nuÌmero5/textoshi , acesso em 28 abr, 2007. 14:30 h.

DUNLEY, GlaÌucia Peixoto. A festa tecnoloÌgica da contemporaneidade.http:www. eco. ufrj. br/ semiosfera/anteriores/semiosferea01/organização/txtsoc 2. htm, acesso em 28 dez, 2006. 17:00h.

PARKER, John. Les romans d'Oswaldo França JuÌnior en reÌtrospective. http: // www.brasil. org./ LitteÌrature en français , acesso em 18 dez, 2005. 15:34h.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Edição

Seção

Artigos