O ARTIFIÌCIO DA PROVOCAÇÃO: VIOLEÌ‚NCIA E HOMOEROTISMO NAS NOVELAS DE LUÌCIO CARDOSO
Resumo
Em leitores incautos ou conhecedores incipientes da intricada prosa de ficção de LuÌcio Cardoso, uma possiÌvel sinopse do ciclo cardosiano de novelas jaÌ seria o bastante para causar certo mal-estar. O assassinato de um efebo a golpes de enxada, a tentativa de suiciÌdio de um adolescente por ingestão de raticida, o defloramento de uma menina embriagada, um padre viciado em toÌxicos em um hotel de maÌ categoria, e mais uma galeria de prostitutas, viciados e homicidas completam parte da tessitura literaÌria do escritor mineiro e bem poderiam beirar o grotesco ou mesmo o kitsch, caso não fossem respaldados pela sondagem existencial a permitir que a monstruosidade e a sordidez de suas personagens estivessem sob um deslinde ontoloÌgico de profundas dimensões. As manifestações de violeÌ‚ncia moral, não menos devastadoras do que a expiação fiÌsica, compõem os modos com que LuÌcio opera o artifiÌcio de suas provocações. As personagens puÌberes e castas -- cordeiros imolados aÌ€ merceÌ‚ do aniquilamento fatal de suas histoÌrias -- representam sempre a beleza e um sentido de inoceÌ‚ncia e pureza perdidas prestes a serem devassadas pelos desiÌgnios de LuÌcio em conduzir suas narrativas para o universo traÌgico.
Referências
BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução: Antônio Carlos Viana. Porto Alegre: L & PM, 1987.
BOSI, Alfredo. HistoÌria concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, [s.d.] CARDOSO, LuÌcio. InaÌcio, O enfeitiçado e Baltazar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
_______. O desconhecido e Mãos vazias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. _______. DiaÌrio completo. Rio de Janeiro: JoseÌ Olympio Editora, 1970.
CARELLI, Mario. A muÌsica do sangue. In: CARDOSO, LuÌcio. CroÌ‚nica da casa assassinada. Edição criÌtica coordenada por Mario Carelli. São Paulo: Scipione Cultural, 1997.
______. CroÌ‚nica da casa assassinada: a consumação romanesca. In: CARDOSO, LuÌcio. CroÌ‚nica da casa assassinada. Edição criÌtica coordenada por Mario Carelli. São Paulo: Scipione Cultural, 1997.
______. Corcel de fogo: vida e obra de LuÌcio Cardoso (1912 -- 1968). Tradução: JuÌlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
COSTA, Jurandir Freire. A inoceÌ‚ncia e o viÌcio: estudos sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume-DumaraÌ, 1992.
FARIA, OctaÌvio de. LuÌcio Cardoso. In: CARDOSO, LuÌcio. CroÌ‚nica da casa assassinada. Edição criÌtica coordenada por Mario Carelli. São Paulo: Scipione Cultural, 1997.
GENET, Jean. DiaÌrio de um ladrão. Tradução: Jacqueline Laurence e Roberto Lacerda. Rio de Janeiro: Rio GraÌfica, 1986a.
NIETSZCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma poleÌ‚mica. Tradução: Paulo CeÌsar de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).