O ARTIFÍCIO DA PROVOCAÇÃO: VIOLÊNCIA E HOMOEROTISMO NAS NOVELAS DE LÚCIO CARDOSO

Autores

  • Odirlei Costa dos Santos UFRJ

Resumo

Em leitores incautos ou conhecedores incipientes da intricada prosa de ficção de LuÌcio Cardoso, uma possiÌvel sinopse do ciclo cardosiano de novelas jaÌ seria o bastante para causar certo mal-estar. O assassinato de um efebo a golpes de enxada, a tentativa de suiciÌdio de um adolescente por ingestão de raticida, o defloramento de uma menina embriagada, um padre viciado em toÌxicos em um hotel de maÌ categoria, e mais uma galeria de prostitutas, viciados e homicidas completam parte da tessitura literaÌria do escritor mineiro e bem poderiam beirar o grotesco ou mesmo o kitsch, caso não fossem respaldados pela sondagem existencial a permitir que a monstruosidade e a sordidez de suas personagens estivessem sob um deslinde ontoloÌgico de profundas dimensões. As manifestações de violeÌ‚ncia moral, não menos devastadoras do que a expiação fiÌsica, compõem os modos com que LuÌcio opera o artifiÌcio de suas provocações. As personagens puÌberes e castas -- cordeiros imolados aÌ€ merceÌ‚ do aniquilamento fatal de suas histoÌrias -- representam sempre a beleza e um sentido de inoceÌ‚ncia e pureza perdidas prestes a serem devassadas pelos desiÌgnios de LuÌcio em conduzir suas narrativas para o universo traÌgico. 

Referências

BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução: Antônio Carlos Viana. Porto Alegre: L & PM, 1987.

BOSI, Alfredo. HistoÌria concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, [s.d.] CARDOSO, LuÌcio. InaÌcio, O enfeitiçado e Baltazar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,

_______. O desconhecido e Mãos vazias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. _______. DiaÌrio completo. Rio de Janeiro: JoseÌ Olympio Editora, 1970.

CARELLI, Mario. A muÌsica do sangue. In: CARDOSO, LuÌcio. CroÌ‚nica da casa assassinada. Edição criÌtica coordenada por Mario Carelli. São Paulo: Scipione Cultural, 1997.

______. CroÌ‚nica da casa assassinada: a consumação romanesca. In: CARDOSO, LuÌcio. CroÌ‚nica da casa assassinada. Edição criÌtica coordenada por Mario Carelli. São Paulo: Scipione Cultural, 1997.

______. Corcel de fogo: vida e obra de LuÌcio Cardoso (1912 -- 1968). Tradução: JuÌlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

COSTA, Jurandir Freire. A inoceÌ‚ncia e o viÌcio: estudos sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume-DumaraÌ, 1992.

FARIA, OctaÌvio de. LuÌcio Cardoso. In: CARDOSO, LuÌcio. CroÌ‚nica da casa assassinada. Edição criÌtica coordenada por Mario Carelli. São Paulo: Scipione Cultural, 1997.

GENET, Jean. DiaÌrio de um ladrão. Tradução: Jacqueline Laurence e Roberto Lacerda. Rio de Janeiro: Rio GraÌfica, 1986a.

NIETSZCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma poleÌ‚mica. Tradução: Paulo CeÌsar de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2006.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Edição

Seção

Artigos