Ensaio acerca da teoria de Wolfgang Iser

Autores

  • Ronaldo Ferrito UFRJ

Resumo

Este ensaio tenciona refletir acerca da teoria de Wolfgang Iser, a partir de seu texto O FictiÌcio e o ImaginaÌrio - Perspectivas de uma Antropologia LiteraÌria.

A tarefa aqui de delinear um escorço sobre a teoria ou pensamento de outrem não deve ser remontar simplesmente aos contextos de suas intenções, nem tampouco seguir um caminho histoÌrico e linear anterior para que se encontre a sua novidade e ineditismo; não seria, outrossim, buscar aquilo que de haÌ muito se quer encontrar, qual a solução de um impasse. A historiografia, em que se aloja o pensador ou teoÌrico, não determina o alcance de seu dizer e de sua experieÌ‚ncia, ainda que, no seu pensamento, tal horizonte de abordagem, que colocamos aÌ€ sua face (theÌsis) encerre uma antiÌtese. Assim, a historicidade se dimensionaraÌ como a condição de surgimento do pensar do teoÌrico, como o acontecimento facultador do seu questionar, em que o mais digno de ser cuidado eÌ a proÌpria questão na qual a teoria se enreda e se posiciona a partir do seu vislumbre, sem jamais ser reduzida a um trajeto historiograÌfico. Nisso estaÌ o sentido primeiro do que se chama TheoriÌa (aglutinação de TheÌa, o perfil como algo eÌ e se mostra e HoraÌo, ver, enxergar). 

Referências

HEIDEGGER, Martin. A questão da teÌcnica. In: Ensaios e ConfereÌ‚ncias. PetroÌpolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. CieÌ‚ncia e pensamento do sentido. In: Ensaios e ConfereÌ‚ncias. PetroÌpolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Introdução aÌ€ MetafiÌsica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.

ISER, Wolfgang. O FictiÌcio e o ImaginaÌrio -- Perspectivas de uma antropologia literaÌria. Rio de Janeiro: Eduerj, 1996.

NUNES, Benedito. Passagem para o PoeÌtico -- Filosofia e poesia em Heidegger. São Paulo: Editora AÌtica, 1992.

YARZA, Florencio I. SebastiaÌn. Diccionario Grieco-Español. Barcelona: Editorial RamoÌn Sopena, 1945.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Edição

Seção

Artigos