Ensaio acerca da teoria de Wolfgang Iser
Abstract
Este ensaio tenciona refletir acerca da teoria de Wolfgang Iser, a partir de seu texto O FictiÌcio e o ImaginaÌrio - Perspectivas de uma Antropologia LiteraÌria.
A tarefa aqui de delinear um escorço sobre a teoria ou pensamento de outrem não deve ser remontar simplesmente aos contextos de suas intenções, nem tampouco seguir um caminho histoÌrico e linear anterior para que se encontre a sua novidade e ineditismo; não seria, outrossim, buscar aquilo que de haÌ muito se quer encontrar, qual a solução de um impasse. A historiografia, em que se aloja o pensador ou teoÌrico, não determina o alcance de seu dizer e de sua experieÌ‚ncia, ainda que, no seu pensamento, tal horizonte de abordagem, que colocamos aÌ€ sua face (theÌsis) encerre uma antiÌtese. Assim, a historicidade se dimensionaraÌ como a condição de surgimento do pensar do teoÌrico, como o acontecimento facultador do seu questionar, em que o mais digno de ser cuidado eÌ a proÌpria questão na qual a teoria se enreda e se posiciona a partir do seu vislumbre, sem jamais ser reduzida a um trajeto historiograÌfico. Nisso estaÌ o sentido primeiro do que se chama TheoriÌa (aglutinação de TheÌa, o perfil como algo eÌ e se mostra e HoraÌo, ver, enxergar).
Riferimenti bibliografici
HEIDEGGER, Martin. A questão da teÌcnica. In: Ensaios e ConfereÌ‚ncias. PetroÌpolis: Vozes, 2002.
HEIDEGGER, Martin. CieÌ‚ncia e pensamento do sentido. In: Ensaios e ConfereÌ‚ncias. PetroÌpolis: Vozes, 2002.
HEIDEGGER, Martin. Introdução aÌ€ MetafiÌsica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.
ISER, Wolfgang. O FictiÌcio e o ImaginaÌrio -- Perspectivas de uma antropologia literaÌria. Rio de Janeiro: Eduerj, 1996.
NUNES, Benedito. Passagem para o PoeÌtico -- Filosofia e poesia em Heidegger. São Paulo: Editora AÌtica, 1992.
YARZA, Florencio I. SebastiaÌn. Diccionario Grieco-Español. Barcelona: Editorial RamoÌn Sopena, 1945.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).