A provação realista em A paixão segundo G.H.

Autores

  • Fábio Santana Pessanha UFRJ

Resumo

Nenhuma definição dará conta da inesgotabilidade do real em se manifestar sempre inovadoramente. O que temos são envios de uma novidade que já estreia no limiar de sua obsolescência. Isto, obviamente, quando tratamos a obra de arte como um objeto apático, como alvo de descrições e aplicações teóricas. Por outro lado, quando nos aprofundamos nela, com ela dialogamos. Em nossa intimidade, aprimoramos o exercício de escuta do seu silêncio, e este não se refere ao esvaziamento sonoro de um ruído, mas é o ressoar do acorde musical que cala enquanto suas ondas tornam corpo o ouvido de um músico; um silêncio reminiscente das vozes acolhidas em sua profundidade. Portanto, não é fazendo da obra literária um objeto de estudos que mergulharemos neste ensaio, mas é construindo um diálogo com as questões que nos atordoam e nos fazem mais uma vez olhar e adentrar esta coisa -- a realidade. A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector (2009), será a mão que nos guiará nesta viagem interpeladora da realidade, a fim de podermos reinstalar o questionamento em vez de simplesmente tentar responder a uma dúvida. Esta, por sua vez, será permanente em nosso envolvimento com o romance em questão, e é neste envolvimento que poderemos inquirir o real e suas maneiras de se evidenciar e se retrair nas realidades.

Referências

CANDIDO, Antonio. “A personagem do romance”. In: ______ et alii. A personagem de Ficção. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1972.

COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. 7ª ed. Rio de Janeiro: Editora Distribuidora de Livros Escolares Ltda., 1975.

FERRATER MORA, José. Diccionario de Filosofía. Tomo II. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1965.

HOUAISS, Instituto Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Versão 3.0. Editora Objetiva Ltda, 2009. CD.

JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.

LEÃO, Emmanuel Carneiro. “Heidegger e a Modernidade: a correlação de sujeito e objeto”. In: Aprendendo a pensar. Vol II. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

Downloads

Publicado

2017-03-03

Edição

Seção

Artigos