A imagem das fezes na obra de Rubem Fonseca: uma mácula abjeta no espelho realista

Autores

  • Vinícius Carvalho Pereira UFRJ

Resumo

Segundo Roland Barthes, toda literatura é, em certa medida, realista, pois tenta reproduzir algum aspecto da realidade no universo que cria, valendo-se dos mais diversos expedientes verbais. No entanto, essa tradução intersemiótica, que converte signos de carne e osso (ou qualquer outro soma que o valha) em signos de papel e nanquim, ou voz e ritmo, é sempre um desvario fadado ao fracasso, pois “não se pode fazer coincidir uma ordem pluridimensional (o real) e uma ordem unidimensional (a linguagem)”.Assim, Rubem Fonseca, autor de uma prosa chamada de realista feroz por Antonio Candido, dada a temática da violência e da miséria em seus textos, é, segundo a análise que se propõe neste trabalho, um escritor que abala a paradoxal quimera realista de uma representação fidedigna do real. Para sustentar tal leitura de sua obra, investiga-se aqui a imagem das fezes, recorrente nos escritos do autor, como significante abjeto que macula o espelho mimético e borra o triângulo semiótico (tão equilátero quanto realista) de referente, significante e significado.

Palavras-chave: realismo, hiperrealismo, mácula, abjeção, fezes

Referências

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1994.

CANDIDO, A. A nova narrativa. São Paulo: Ática, 2000.

FONSECA, R. A opção. In: _____. A coleira do cão. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

______. Luíza. In: Ela e outras mulheres. São Paulo: Companhia das

Letras, 2006.

OGDEN, C. K.; RICHARDS, I. A. The meaning of meaning: a study of the influence of language upon thought and of the science of symbolism. New York: Harcourt, Brace & World, 1946.

PEDROSA, C. O discurso hiperrealista: Rubem Fonseca e André Gide. Orientador: Silviano Santiago. 190fls. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: PUC/Departamento de Letras, 1977.

PLATÃO. O banquete. In: Diálogos -- Menon, Banquete, Fedro. Porto Alegre: Globo, 1945.

SCHOLLHAMMER, K. E. O caso Fonseca: a procura do real. IN: Rocha, J. C. de C. Nenhum Brasil existe -- pequena enciclopédia. Rio de Janeiro: Topbooks, 2003.

Downloads

Publicado

2017-03-03

Edição

Seção

Artigos