Pergunte ao Ciborgue
Resumo
Sob esse título sugestivo, propomos a discussão da imagem-questão do ciborgue e os seus alicerces na temática da pós-modernidade. Para tal, é necessário estabelecer um entendimento do que seja a pós-modernidade (pela modernidade), para que, ulteriormente, consigamos efetuar um exercício de pensamento sobre a situação das vicissitudes históricas do homem, marcadas pela ação e reflexão técnicas. Nesse movimento, surge mais uma vez a questão da verdade.Referências
CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético -- a história literária. 2. ed. Rio de Janeiro: Antares, 1982.
CINQUEPALMI, João Vito. “Você pode ser imortal”. Superinteressante. São Paulo, n. 275, pp. 42-51, fev. 2010.
DASTUR, Françoise. A morte -- ensaio sobre a finitude. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Em 1926 -- vivendo no limite do tempo. Rio de Janeiro: Record, 1999.
HEIDEGGER, Martin. “A questão da técnica”. In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.
HEIDEGGER, Martin. “Carta sobre o humanismo”. In: Marcas do caminho. Petrópolis: Vozes, 2008.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1981.
HUYSSEN, Andreas. “Mapeando o pós-moderno”. In: Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991. JARDIM, Antonio. “Entrevista com Antonio Jardim”. In: Revista Terceira Margem. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ. Rio de Janeiro, ano XIV, n. 22, PP. 24-48, jan.-jul. 2010. No prelo.
KATZ, Stephen. “How to Write and Speak Postmodern”. Internet. Disponível em: < http://www.cscs.umich.edu/~crshalizi/how-to-talk-postmodern.html>. Acesso em: 13 fev. 2010.
LEÃO, Emmanuel Carneiro. “O corpo, a terra, o pensamento”. In: Arte: corpo, mundo e terra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
LEÃO, Emmanuel Carneiro. “A pós-modernidade”. Mimeo. Rio de Janeiro: s. n., 2002.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LORENZ, Günter. “Diálogo com Guimarães Rosa”. In: Guimarães Rosa -- fortuna crítica. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
MOORE, Alan. V de vingança. São Paulo: Globo, 1990.
SONTAG, Susan. “Notas sobre Camp”. In: Contra a interpretação. Porto Alegre: LPM, 1987.
WELSCH, Wolfgang. “Estetização e estilização profunda ou: a respeito da atualidade do estético”. Trad. Álvaro Valls. Mimeo, s. n. t..
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).