Performance para uma voz concentrada em seu corpo

Autores

  • Igor Fagundes UFRJ

Resumo

Diafragma, pulmões, traquéia, laringe, cordas vocais, nariz, boca, língua, lábios, lastros-lacunas de mundo, ouvidos de quem? Em que lugar do corpo a voz se concentra? Em que lugar da voz, o corpo se concentra em ar, som, silêncio? Em que lugar do mundo, concentrados (descentrados?) o som, a voz, o corpo, o corpo da voz? Em que lugar do som, o timbre, a intensidade, a altura da voz em um corpo, outro, inumano, que se con(des)centra para dizer aquele, humano, o mesmo, porém não mais igual; aquele que permite-permitiu a passagem, a ressonância, a emissão ou, ao contrário, aquele que se fez passar, ressoar, emitir, permitido pela voz e/ou como voz?

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido; sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998a.

_______________. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998b.

_______________. Modernidade e Ambivalência. Trad. Marcos Penchel. São Paulo: Jorge Zahar, 1999.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

CASTRO, Manuel Antônio de (org.). A construção poética do real. Rio de Janeiro: UFRJ/ 7Lettras, 2004.

________________. Arte: corpo, mundo e terra. Rio de Janeiro: UFRJ/7Letras, 2009.

COLLOT, Michel. “O sujeito lírico fora-de-si”. Trad. Alberto Pucheu. Em: Terceira Margem. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Rio de Janeiro: UFRJ/ 7Lettras, 2004. DELEUZE, Gilles. “A imanência: uma Vida...”. Trad. Alberto Pucheu. Em: Terceira Margem. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Rio de Janeiro: UFRJ/ 7Lettras, nº 11, 2004.

FAGUNDES, Igor. “Por uma poema chamado Vida: escritos inacabados para um corpo inacabável”. Dissertação de Mestrado em Ciência da Literatura (Poética). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

________________. “Performance para uma voz concentrada em seu corpo”. Rio de Janeiro, Mimeo, 2010. GIL, José. Metamorfoses do Corpo, Antropos: Lisboa, 1997.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Parte I. Petrópolis: Vozes, 1988a.

_______________. Ser e tempo. Parte II. Petrópolis: Vozes, 1989.

_______________. A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes, 1989. 25 LINS, Daniel; GADELLA, Sylvio (orgs.). Nietzsche e Deleuze: o que pode o corpo? Rio de Janeiro : Relume-Dumará, s/d.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes 1994.

_______________. O visível e o invisível. 3ªed. Trad. Artur Gianotti e Armand Mora. São Paulo: Perspectiva, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

PUCHEU, Alberto. Pelo colorido, para além do cinzento; a literatura e seus entornos interventivos. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.

________________. A Fronteira Desguarnecida: poesia reunida (1993-2007). Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007, p. 53.

SANT'ANNA, Denise Bernuzzi de. Corpos de passagem; ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

Downloads

Publicado

2017-03-08

Edição

Seção

Artigos